20/11/2013 12h19 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Espetáculo "Chico Prego" circula por municípios do Estado


Inspirada na saga da Insurreição de Queimado, a peça "Chico Prego" é uma história carregada de expressões populares como o jongo, ocongo e acapoeira. Integrando parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, o projeto da peça, que é da Companhia Makuamba, circula por quatro municípios capixabas, contando a história do lendário personagem Chico Prego, que ficou conhecido após lutar pela liberdade dos escravos.  A iniciativa faz parte dosprojetos Circulação Cultural e Cultura Presente, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). 

A programação vai percorrer os municípios de Serra, Vila Velha, Cariacica, São Mateus e Sooretama, com a proposta de teatro na rua. A iniciativa do Projeto Circulação Cultural reúne espetáculos de teatro,música e dança selecionados pelos editais da Secult. Sempre com entrada gratuita, essa ação de difusão cultural tem promovido o contato do público com artistas importantes do cenário artístico capixaba.

Também uma ação da Secult, o Projeto Cultura Presente responde pela oferta de atividades artísticas e culturais em bairros atendidos pelo Programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo. As áreas de circo, teatro e música frequentemente realizam apresentações, oficinas e espetáculos nas comunidades.

Confira no final do texto a programação nos municípios)

Conheça a história do espetáculo

O espetáculo "Chico Prego" narra a história de Frei Gregório de Bene, italiano e encarregado da instrução da população local. Em seus sermões, condenava a escravidão e o tratamento desumano conferido aos escravos. O próposito de construir uma Igreja na região, mesmo sem possuir recursos para tal, fez com que o Frei prometesse liberdade aos escravos caso estes participassem de sua construção.

Animados com a proposta, os negros trabalharam durante todo o processo de construção da Igreja. Na inauguração, porém, a promessa de liberdade não foi cumprida e os rebeldes se refugiaram, sendo alguns capturados e outros mortos. Os escravos, liderados por Chico Prego e Elisiário, travaram uma sangrenta luta pela liberdade, que culminou em centenas de mortos.

Pesquisas revelam que grupos de negros fugitivos seguiram para diversas regiões do Estado formando novos Quilombos. Entre os mais conhecidos está o Morro do Moxuara, em Cariacica, formando o povoado denominado de Piranema, principal reduto das bandas de congo, um ritmo musical africano que só existe no Espírito Santo.

Agenda de Programações: 

Apresentação do Espetáculo "Chico prego" - Cia de Dança Makuamba

20/11 -19 horas -  Serra Sede - Estátua de Chico Prego
21/11 - 16 horas - Feu Rosa -  Praça/Escola
13/12 - 16 horas - Barra do Jucu - Praça em frente à igreja
14/12 -  14 horas -  Cariacica - em frente à igreja reformada
21/12 - 15 horas - Sooretama -  Ginásio José Carlos Gardim
22/12 - 16 horas - São Mateus - Porto Histórico 

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim /Tiago Zanoli /Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard