21/06/2013 09h49 - Atualizado em
05/01/2017 14h31
Entidades elegem representantes para Comissão dos Povos e Comunidades Tradicionais

21/06/2013

O subsecretário de Estado da Cultura em exercício, Joelson Fernandes, foi o responsável por abrir o encontro. Segundo ele, "o governo Renato Casagrande está aberto ao diálogo e disposto a fortalecer a representatividade desses povos tradicionais". Entre as metas propostas pela Comissão, estão o fomento à interação e ao intercâmbio entre as diversas manifestações culturais existentes no Estado e o apoio aos eventos regionais que valorizam a diversidade cultural do Espírito Santo.
A subsecretária de Estado do Patrimônio Cultural do Espírito Santo e presidente da comissão eleitoral, Joelma Consuêlo, explicou que a iniciativa tem como objetivo estabelecer e promover políticas que garantam a preservação das tradições desses povos e comunidades. "Enquanto subsecretária de Patrimônio Cultural, a nossa obrigação e a nossa função é fortalecer as tradições e as especificidades de cada patrimônio. A novidade está em o governo Casagrande reconhecer as necessidades desses povos dando voz aos seus reais representantes.", disse Joelma.

Ao representar o primeiro passo em direção a esse propósito, o encontro elegeu representantes para ocupar seis cadeiras representativas, sendo uma para cada entidade - ciganos, indígenas, pomeranos, quilombolas, pescadores artesanais e comunidades de terreiros. Joelma também explicou que para garantir a legitimidade dos representantes, os candidatos e os votantes deveriam ser indicados por uma instituição que representasse cada povo ou comunidade. Essa medida visou normatizar e organizar a formação da Comissão de modo que cada representante fosse autenticamente reconhecido como tal. Em caso de vacância, a votação era aberta para que a plenária, em conjunto, decidisse.

Ausente devido à realização de um intercâmbio cultural, a comunidade pomerana elegerá seus representantes no próximo dia 01 de julho na sede na Secult. Após isso, a previsão é que no dia 05 os representantes eleitos de todas as entidades sejam empossados e, em seguida seja realizada a 1ª reunião ordinária que definirá o regimento interno da Comissão.
A criação da Comissão atende a uma das principais reivindicações feitas na Carta proposta durante o 1º Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Espírito Santo realizado por no ano passado em Aracruz. Ao avançar no processo de reconhecimento e valorização destes segmentos sociais, o encontro buscou atender as aspirações da sociedade fortalecendo sua posição junto ao Estado e viabilizando sua participação na formulação de propostas de ações governamentais voltadas às suas áreas especificadas.
Abaixo, a lista de representantes eleitos:
Comunidades Indígenas
Titular: Marcelo Oliveira da Silva (Marcelo Guarani) - Etnia Guarani
Suplente: Wellington Moura Pego - Etnia Tupiniquim
Comunidades Quilombolas
Titular: Maria Laurinda Adão - Comunidade Quilombola de Monte Alegre
Suplente: Maria Aparecida Marciano dos Santos - Comunidade de Quilombo de Linharinho, em Sapê do Norte
Comunidades de Terreiro
Titular: Geovan João Alves da Silva - Instituição de Tradição e Cultura Afro-brasileira de São Judas Tadeu
Suplente: Niecina Ferreira de Paula Silva - Associação de Folclore de Cachoeiro
Pescadores Artesanais
Titular: Sebastião Vicente Buteri - Associação de Pescadores da Barra do Riacho e Barra do Sahy
Suplente:Manoel Bueno dos Santos - Associação de Pescadores de Jacaraípe
Ciganos
Titular: Eraldo Sousa
Suplente: Sônia Maria Alves do Rosário
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br
Texto: Naiara Arpini