14/11/2013 13h23 - Atualizado em
05/01/2017 14h45
Divulgada a lista de inscritos para a Oficina de Técnica de Preservação de Acervo
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulga nesta quinta-feira (14), a lista de inscritos para a oficina de Tecnica de Preservação e Processamento Arquivístico de Documentos Audiovisuais e Iconográficos. Foram um total de quarenta (40) vagas preenchidas por arquivistas, bibliotecários, museólogos, historiadores, estudantes e demais profissionais da área. A ofcina tem a realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Secult. Essas atividades fazem parte do Programa de Capacitação em Atividades Culturais, e oferecem uma excelente oportunidade para os profissionais aperfeiçoarem seus conhecimentos e se qualificarem.

A Oficina
A oficina será coordenada por Marcelo Nogueira de Siqueira, arquivista e Historiador. Mestre em História Social (UERJ). Arquivista do Arquivo Nacional, onde atualmente é o coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. É o presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos e membro da Comissão Técnica de Arquivos Privados de Interesse Público e Social.
Cronograma
1º dia
Carga horária: 8h
1. Apresentação da oficina, dos instrutores e alunos.
2. Distribuição de material didático.
3. Dinâmica com documentos iconográficos.
4. A comunicação visual.
5. Registros visuais: o artefato, o documento, a informação
6. Formas de comunicação visual
7. Pintura, impressão, fotografia, cinema, televisão, internet
2º dia
Carga horária: 8h
1. História dos Arquivos
2. A Arquivologia como área do conhecimento.
3. Evolução dos conceitos de documento, informação e arquivo.
4. O documento de arquivo: conceitos e características.
4. Fundos e coleções.
3º dia
Carga horária: 8h
1. Terminologia arquivística na área audiovisual e iconográfica.
2. Tipos de suportes e formatos utilizados para registro da informação.
3. Gestão arquivística de documentos audiovisuais e iconográficos: classificação, contextualização e avaliação.
4. Arranjo documental.
5. Descrição arquivística de documentos audiovisuais e iconográficos
6. Norma Brasileira de Descrição Arquivística
4º dia
Carga horária: 8h
1. Noções de preservação e guarda de documentos audiovisuais e iconográficos.
2. Digitalização de documentos audiovisuais e iconográficos.
3. Legislação arquivística
4. Direito autoral e direito de imagem.
1. Oficina prática: classificação de documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros
2. Oficina prática: arranjo de documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros
3. Oficina prática: descrição de documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros
4. Oficina prática: elaboração de instrumentos de pesquisa
5º dia
Carga horária: 8h
1. Oficina prática: classificação de documentos audiovisuais e iconográficos
2. Oficina prática: arranjo de documentos audiovisuais e iconográficos.
3. Oficina prática: descrição de documentos audiovisuais e iconográficos.
4. Oficina prática: elaboração de instrumentos de pesquisa
Serviço:
Oficina de Técnica de preservação e processamento arquivístico de documentos audiovisuais e iconográficos
Local: Universidade Federal do Espírito Santo, Biblioteca Central, 2° andar. Auditório Carlos Drummond de Andrade. Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeira, Vitória-ES. (18 à 21 de novembro de 2013)
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Rua Sete de Setembro, Ed. Getúlio Rezende, 414 - Centro - Vitória - Espírito Santo (22 de novembro de 2013 - visita técnica)
Realização: Fundação Nacional de Artes - FUNARTE
Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo
Centro de Ciências Jurídicas e Econômica
Pro Reitoria de Extensão
Biblioteca Central
Departamento de Arquivologia
Carga horária: 40 horas
Vagas: 40 (quarenta).
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Tiago Zanoli e Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
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