17/05/2013 13h07 - Atualizado em 05/01/2017 14h42

Cultura Presente: OFES se apresenta para mais de 600 pessoas em Pedro Canário

17/05/2013
Os olhares atentos à movimentação dos músicos afinando os instrumentos revelava uma verdade: a grande maioria das mais de 600 pessoas que lotaram a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Pedro Canário na noite dessa quinta-feira (16), viam pela primeira vez ao vivo uma apresentação sinfônica. A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, sob a regência do maestro-adjunto Leonardo David, executou obras de Mozart Vivaldi, Tchaikovski, John Williams, e um pot-pourri de cancioneiro brasileiro com direito a clássicos de Luiz Gonzaga e Sivuca. A apresentação também é uma das ações do Projeto Cultura Presente.

Além dos moradores de diversas faixas etárias e classes sociais, participaram da audição os alunos de música do Centro Comunitário Franco Rosetti, que cuida de crianças em risco social da cidade. Um dos seus diretores, Ransmiller Brunelli Camporesi, disse que a expectativa dos meninos e meninas era enorme, pois eles só conheciam uma orquestra pela televisão e/ou internet.

O prefeito de Pedro Canário, Gil da Saúde, e sua secretária de Cultura, Comunicação e Turismo, Ana Késia, agradeceram ao Governo do Espírito Santo e à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) pela oportunidade de proporcionar o espetáculo à população. "Queremos receber mais atrações de arte e cultura em nossa cidade, e temos uma área plana, documentada e apta para receber um teatro municipal", afirmou o prefeito.

Esta demanda parece ser um anseio da população. A alegria e a emoção estavam estampadas no rosto de todos que ouviram a OFES. A técnica agrícola Patrícia Viana viu a orquestra pela primeira vez na vida. "Seria bom se viessem mais vezes, a nossa cidade ganha muito com apresentações como essa".

A professora da rede municipal de Pedro Canário, Márcia Mirandola, vê a oportunidade como forma de sensibilizar pais, crianças e adolescentes para a importância da arte e da cultura como elemento de transformação na vida das pessoas. "Trabalho em uma escola com crianças em situação de risco social e acreditamos que a construção de um futuro seguro e digno para elas passa por ações como essa. Pedro Canário agradece".

O secretário de Cultura Maurício Silva disse em sua fala na abertura da apresentação que aquela era a primeira apresentação da OFES no município. "O governo Renato Casagrande trata a cultura como fator de desenvolvimento social e também como um direito do cidadão. A beleza da arte e da cultura é um direito de todos, e trabalhamos sempre com foco na acessibilidade da população a estes bens".

Ao fim da apresentação, antes do bis, o maestro Leonardo David apresentou didaticamente as famílias de instrumentos da OFES de maneira didática e bem-humorada. E ao final, a orquestra foi aplaudida de pé por um público que voltou para casa com vontade de escutar mais.

O Cultura Presente é o braço cultural do Programa Estado Presente - grande mobilização do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Informações à imprensa:
Caê Guimarães / Paula Norbim / Paulo Gois