18/10/2013 07h56 - Atualizado em
05/01/2017 14h44
Concerto da Ofes abre comemorações dos 83 anos de emancipação política de Mimoso do Sul
Aos 89 anos, Maria da Conceição Barbosa Ramos assistiu pela primeira vez a um concerto de música erudita. "Achei ótimo. Estou encantada e espero poder ver novamente", disse, ao sair da apresentação feita pela Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) no Salão Paroquial da Igreja Matriz São José, em Mimoso do Sul.O espetáculo, que deu continuidade à Série Espírito Santo, de concertos itinerantes, também abriu a temporada de comemorações dos 83 anos de emancipação política do município. Com início às 19h20, desta quinta-feira (17), a Orquestra Filarmônica abriu o evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
"Espero que a gente tenha uma noite bem agradável", afirmou o maestro Helder Trefzger, ao cumprimentar a plateia. "Começaremos com um dos maiores gênios da música: Wolfgang Amadeus Mozart", acrescentou, antes da execução da abertura da ópera "A Flauta Mágica", uma das mais conhecidas do compositor austríaco.
O programa contou ainda com obras como a célebre valsa de "A Bela Adormecida", de Tchaikovsky; e a "Marcha Radetzky", de Johann Strauss. O destaque da noite foi o violinista Daniel Guedes (foto abaixo), do Rio de Janeiro, solista convidado que tocou com a Ofes o primeiro movimento do "Concerto para Violino" de Mendelssohn.
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Guedes é considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração e vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente.
ImpressõesO concerto teve também um caráter didático, e nos intervalos entre as obras o maestro Helder Trefzger apresentou ao público as famílias dos instrumentos que compõem uma orquestra: cordas, madeiras, metais e percussão. A estudante Mickelly Firmino da Silva, 11 anos, ficou admirada com os contrabaixos. "Achei esses instrumentos muito curiosos. Eles são enormes, e o som deles é maravilhoso", contou ela, que também assistiu pela primeira vez a um concerto. "Já tinha visto pela televisão, mas assim de perto não. Foi maravilhoso!"
Para o professor Sidney Rangel, de 41 anos, também foi o primeiro concerto a que esteve presente. "Fiquei impressionado com a harmonia da orquestra. O concerto foi muito bonito. Adoro ouvir música erudita e gosto muito daquelas que são trilha de cinema", afirmou.
Esbanjando vitalidade, Maria da Conceição nem de longe aparenta ter os seus 89 anos e deixa o recado: "Que venham outras apresentações como essa, porque Mimoso do Sul precisa muito de cultura".
Convênio
Antes de encerrar a noite, o maestro passou a palavra para os músicos. O violoncelista Sanny Souza falou em nome dos integrantes da orquestra, que homenageou a deputada estadual Luzia Toledo, nascida em Mimoso do Sul, por sua dedicação à cultura e pelo apoio que tem dado à Ofes.
Na sequência, em nome do governador Renato Casagrande, a deputada entregou para a prefeita Flávia Cysne (PSB) e demais autoridades presentes assinarem documento com a primeira prestação, no valor de R$ 150 mil mensais, do convênio de R$ 1,8 milhão para que o Hospital Apóstolo Pedro possa oferecer à população de Mimoso do Sul um atendimento de melhor qualidade.
Informações à Imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br