18/10/2013 07h56 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Concerto da Ofes abre comemorações dos 83 anos de emancipação política de Mimoso do Sul

Aos 89 anos, Maria da Conceição Barbosa Ramos assistiu pela primeira vez a um concerto de música erudita. "Achei ótimo. Estou encantada e espero poder ver novamente", disse, ao sair da apresentação feita pela Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) no Salão Paroquial da Igreja Matriz São José, em Mimoso do Sul.
 
O espetáculo, que deu continuidade à Série Espírito Santo, de concertos itinerantes, também abriu a temporada de comemorações dos 83 anos de emancipação política do município. Com início às 19h20, desta quinta-feira (17), a Orquestra Filarmônica abriu o evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
 
"Espero que a gente tenha uma noite bem agradável", afirmou o maestro Helder Trefzger, ao cumprimentar a plateia. "Começaremos com um dos maiores gênios da música: Wolfgang Amadeus Mozart", acrescentou, antes da execução da abertura da ópera "A Flauta Mágica", uma das mais conhecidas do compositor austríaco.
 
O programa contou ainda com obras como a célebre valsa de "A Bela Adormecida", de Tchaikovsky;  e a "Marcha Radetzky", de Johann Strauss. O destaque da noite foi o violinista Daniel Guedes (foto abaixo), do Rio de Janeiro, solista convidado que tocou com a Ofes o primeiro movimento do "Concerto para Violino" de Mendelssohn.
 
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Guedes é considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração e vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente.
 
Impressões
 
O concerto teve também um caráter didático, e nos intervalos entre as obras o maestro Helder Trefzger apresentou ao público as famílias dos instrumentos que compõem uma orquestra: cordas, madeiras, metais e percussão. A estudante Mickelly Firmino da Silva, 11 anos, ficou admirada com os contrabaixos. "Achei esses instrumentos muito curiosos. Eles são enormes, e o som deles é maravilhoso", contou ela, que também assistiu pela primeira vez a um concerto. "Já tinha visto pela televisão, mas assim de perto não. Foi maravilhoso!"
 
Para o professor Sidney Rangel, de 41 anos, também foi o primeiro concerto a que esteve presente. "Fiquei impressionado com a harmonia da orquestra. O concerto foi muito bonito. Adoro ouvir música erudita e gosto muito daquelas que são trilha de cinema", afirmou.
 
Esbanjando vitalidade, Maria da Conceição nem de longe aparenta ter os seus 89 anos e deixa o recado: "Que venham outras apresentações como essa, porque Mimoso do Sul precisa muito de cultura".
 
Convênio
 
Antes de encerrar a noite, o maestro passou a palavra para os músicos. O violoncelista Sanny Souza falou em nome dos integrantes da orquestra, que homenageou a deputada estadual Luzia Toledo, nascida em Mimoso do Sul, por sua dedicação à cultura e pelo apoio que tem dado à Ofes.
 
Na sequência, em nome do governador Renato Casagrande, a deputada entregou para a prefeita Flávia Cysne (PSB) e demais autoridades presentes assinarem documento com a primeira prestação, no valor de R$ 150 mil mensais, do convênio de R$ 1,8 milhão para que o Hospital Apóstolo Pedro possa oferecer à população de Mimoso do Sul um atendimento de melhor qualidade.
 
Informações à Imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard