13/06/2013 06h48 - Atualizado em
05/01/2017 14h36
Comissão dos Povos e Comunidades Tradicionais elege representantes

13/06/2013
Nesta quinta-feira (20), às 13 horas, o campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sedia as eleições para a composição da Comissão Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Deverão participar do processo de escolha, as entidades representantes dos povos ciganos, indígenas, pomeranos e quilombolas, dos pescadores artesanais e das comunidades de terreiros, assim como representantes do poder público.
Para a subsecretária de Estado do Patrimônio do Espírito Santo, Joelma Consuêlo,da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), esse momento representa um passo importante na construção de uma política pública voltada para os povos tradicionais. "A política pública de cultura deve primar pelo fortalecimento de nossa identidade e pela perpetuação da nossa memória. Por isso, é fundamental a participação democrática das comunidades e dos grupos étnicos na gestão do patrimônio cultural de modo a garantir ações e programas coerentes com a demanda da sociedade", afirma a subsecretária.
A criação da Comissão atende a uma das principais reivindicações feitas na Carta proposta durante o 1º Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Espírito Santo realizado no ano passado em Aracruz. O evento reuniu 227 lideranças e representantes destes segmentos sociais e 81 outros participantes entre pesquisadores, políticos e representantes de órgãos públicos das esferas estadual e federal que puderam expressar suas expectativas em relação ao patrimônio cultural.
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br