02/09/2013 06h34 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

Começa a Segunda edição do Festival de TV e Cinema Independente de Muqui

 
O evento leva para o maior sítio histórico do Espírito Santo uma extensa programação cultural, com exibições, debates, música e poesia

Refletir sobre a comunicação, a linguagem documental e ficcional e os efeitos das telenovelas e dos filmes nas cidades do interior do país é uma das propostas do Festival de TV e Cinema Independente de Muqui (Fecim), que chega à sua segunda edição a partir de quinta-feira (05), no maior sítio histórico do Espírito Santo.

Com uma extensa programação cultural, que segue até domingo (08) e inclui mostras competitivas e não competitivas, bate-papo, atividades poéticas e apresentações musicais, o festival é totalmente aberto ao público e será realizado no Teatro Neném Paiva e nas ruas do sítio histórico.

Criado em 2012, para ampliar o diálogo acerca das linguagens audiovisuais, fomentar, valorizar e divulgar a produção de artistas e núcleos independentes do Estado e de todo o Brasil, o festival é uma realização do Grupo Cultural ETC e do Instituto Parceiros do Bem, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Muqui.

Convidados

Durante os quatro dias de evento, cerca de 20 cineastas brasileiros estarão na cidade. Entre os convidados, destacam-se Kátia Moraes, atriz que interpretou a empregada Marilda na novela "Fina Estampa", da TV Globo, a roteirista Lais Pimentel, colaboradora da novela "Cheias de Charme", também da Globo, e o cineasta Gabriel Mascaro, de Recife, diretor do documentário "Doméstica", que será exibido na praça da cidade na sexta-feira (06). Todos eles participam da mesa "A representação das domésticas na TV e no cinema", no sábado (07). 

O Fecim recebe também a realizadora e curadora Aurora Miranda Leão, de Fortaleza, a escritora e pesquisadora capixaba Bernadette Lyra e o diretor de web séries Guto Aeraphe, de Minas Gerais, em outras ações e mesas.

Homenagens

Na quinta-feira (05), após a abertura oficial, haverá homenagem ao ator Markus Konká, carioca radicado no Espírito Santo, com importantes trabalhos nas áreas de teatro, dança e cinema, tendo atuado em produções nacionais e capixabas, como "Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia", de Hector Babenco; "Eu Te Amo", de Arnaldo Jabor; "O Amor Está no Ar", de Amylton de Almeida; e "Entreturnos", de Edson Ferreira - que tem estreia prevista para 2014. 

Outro homenageado do festival, neste ano, é o realizador Ricardo Sá. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem filmes exibidos em festivais no país e no exterior. Ele é o convidado para a Mostra Perfil, na qual apresentará dois importantes documentários: "Procurando Madalena" (2011), indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no ano passado, e "Era Assim Naquela Época" (2013).

No sábado (07), às 20h30, acontece a premiação dos cineastas concorrentes na Mostra Competitiva, com apresentação dos atores Max Fercondini e Amanda Richter, ambos da TV Globo. 

A programação completa do Festival encontra-se disponível na página oficial do evento: www.fecim.com

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Confira a programação completa clicando no link abaixo:

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard