19/10/2011 11h13 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Circulação Cultural passa por cinco cidades neste fim de semana

Mais um final de semana se aproxima e a caravana do Circulação Cultural, projeto desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), já está pronta para visitar os municípios capixabas levando espetáculos de música e teatro para a população. Serão cinco cidades visitadas desta vez. As apresentações começam na sexta-feira (21) em Colatina; no sábado (22), o projeto passa por Montanha, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Viana; e no domingo (23), a programação se encerra em Guaçuí.

A caravana do Circulação Cultural é formada por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, contemplados pelos editais de incentivo da Secult, de números 005 e 003, respectivamente. Cada um deles fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

Programação da semana

Na sexta-feira (21), o município de Colatina recebe a Cia. Taruíras Mutantes com a peça "As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé". Trata-se de uma montagem teatral inspirada em um clássico da literatura mundial que se estrutura como uma comédia dramática, servindo-se do humor para tratar de temas sérios como a liberdade, a opressão, a solidão, a convivência e a diversidade. A peça será apresentada novamente no sábado (22), em Montanha.

Ainda no sábado, a banda "Mukeka di Rato", que tem 16 anos de existência e é hoje um dos grandes expoentes do hardcore punk nacional, se apresenta em Alegre. Essa é a primeira vez que a banda faz uma circulação por municípios do interior do Estado, e para isso, preparou um repertório que vai englobar toda sua trajetória, registrada em mais de uma dezena de lançamentos pelo mundo. Os músicos também vão fazer a divulgação do novo trabalho "Atletas de Fristo", lançado este ano, e a pré-divulgação do DVD "Japanese Kanela Verde".

Já o Grupo Z de Teatro passa com o espetáculo "Quatro intérpretes para cinco peças", em Cachoeiro de Itapemirim, no sábado (22), e em Guaçuí, no domingo (23). A peça marca os dez anos do grupo.

O cantor, compositor e violinista Edivan Freitas, viaja para Viana com o show "Andante", homônimo do seu primeiro disco. O artista sintetiza, nesta obra, criações musicais construídas durante anos, elaboradas a partir de referências vindas de cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso, e da diversidade de gêneros que cruzaram sua trajetória: samba, bossa nova, ritmos nordestinos, toadas regionais, Clube da Esquina, pop-rock da década de 1980, música instrumental brasileira e jazz.

Os selecionados

Os shows musicais escolhidos foram: "Mukeka di rato: japanese kanela verde", de Fábio Magnago Mozine; "Brasilidade", de Luiz Renato da Silva Rocha; "Solana apresenta show Veneza", de Murilo Sodré de Abreu; "Delicidade", de Amaro Silva Lima; "The space ahead", de Michel Sponfeldner; "Mercado cultural", de Júlia Cabral Abreu Sodré; "Forró comichão: o teu amor me pegou", de Vitor Nunes Freitas; "Chiliques herméticos", de Patuléia Filmes e Produções; "Poemas brasileiros", de Wanderson Lopes Soares; "Serelepe", de José Antônio Pereira Monteiro; "Família Gam", de Glauber Lopes; "Show andante de Edivan Freitas", de Ariny Denadai Bianchi; "Samba do povo: Rogerinho do Cavaco", de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; "Baobab trio", de Eduardo Szajnbrum; "Adios, me voy", de Daniel Gonçalves Morelo.

Já os espetáculos de artes cênicas selecionados foram: "O pequeno circo e outras criaturas", da Companhia Circo Teatro Capixaba; "A wonderful geekiness", da Companhia de Dança Mitzi Martucci; "A cigarra e a formiga", da Casa de Artes Campaneli; "Partituras", do Grupo de Teatro Rerigtiba; "A ordinária", de Leandro Bacellar de Souza; "O coração delator", de Lorena Lima Campoi; "As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé", de Reginaldo Secundo de Oliveira; "O burguês ridículo", de Victor da Silva Coelho; "O pastelão e a torta", de Wyller Villaças Siqueira Mesquita; e "Quatro intérpretes para cinco peças", da Z Produção.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação, para o período de agosto a dezembro, foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (22)

Município: Colatina
Local: Teatro Marista
Atração: Cia Taruíras Mutantes - "As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé"