20/05/2013 13h44 - Atualizado em 05/01/2017 14h32

Cine Expurga Homero Massena fez da rua um espaço de encontro com a arte

20/05/2013
O tempo chuvoso do último sábado (18) não espantou o público do Cine Expurga Homero Massena. Marcando a comemoração do Dia Internacional dos Museus, o  evento foi uma realização do coletivo Expurgação em parceria com a Galeria Homero Massena - espaço da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). A ação contou com diversificadas atrações artístico-cultural que tomou conta da Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, no Centro de Vitória. 

A programação foi aberta com um esquete teatral da peça Chico Prego, da Companhia Makuamba. Ao mesmo tempo, os tapumes do Palácio Domingos Martins, imóvel vizinho à Galeria Homero Massena, recebiam intervenções dos grafiteiros Thiago Balbino, Marcelo Voodoo, Fredone e Renato Ren embalados pelo som do Dj Gustavo Txai, do grupo Radiola Capixaba. 

Na sequência, o público assistiu à performance artística do Grupo Extermínio das Artes e à exibição do "Cine Expurga" que exibiu produções realizadas pelo coletivo Expurgação. As fachadas de outros imóveis situados na rua também ganharam iluminação especial ou viraram suporte para projeções do coletivo Pixx Fluxx.

Um palco montado em frente à Galeria recebeu as atrações musicais e projeções de vídeos. Por lá, passaram o instrumentista Wanderson Lopes acompanhado de músicos do Expurgação e de outros convidados, Fepaschoal e banda, e, encerrando o evento, o grupo cachoeirense Vitrola de 3. Nos intervalo das atrações do palco, o som do evento ficou sob o comando dos DJs HR624 e Brenfo.

Arte para todos os gostos

Para Lorena Louzada (foto) e Reynaldo Guedes, ambos do Coletivo Expurgação, o evento é a oportunidade de unir e valorizar dois segmentos artísticos ao mesclar os espaços onde eles são realizados e se fazem presentes -  as ruas e as galeria.  "O evento garante às pessoas o acesso à arte ao mesmo tempo em que reforça a importância da arte urbana, das ruas", afirmou Lorena.  "Produzir um evento que acontece na rua e que está relacionado com os espaços culturais convencionais é acessível e importante para mostrar que temos acervo e expressões artísticas variadas para todos os gostos", completou Reynaldo.

A estilista Nayara Muriel esteve por lá e disse que esse tipo de atividade promove uma maior visibilidade aos talentos até então desconhecidos. "Essas ações são uma forma de reunir a galera para assistir filmes e ter contato com quem produz, quem tá fazendo acontecer. Arte é expressão, é o que tá nas ruas e poder valorizar isso é muito bom.",  contou Nayara.

O Assédio Coletivo também marcou presença no evento ao incentivar o diálogo entre pessoas que não se conheciam. Segundo Daniel Morelo, um dos responsáveis pela intervenção, o objetivo é romper barreiras imaginárias e proporcionar novas interações. "É uma intervenção de integração que prega essa ideia de que as pessoas se conhecem, mas não se reconhecem. Indivíduos que não se conhecem se apresentam uns aos outros e entregam mensagens. Nós vamos criando 'ilhas' onde essas pessoas se conheceram e no final, temos um rede de conexões. Ao trazer os nossos projetos para eventos produzidos por outros coletivos, ocasionamos também a interação entre esses grupos", afirmou Daniel.








A iniciativa também fez parte da 11ª Semana Nacional dos Museus realizada de 13 a 19 de maio e promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano teve como tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. Desta vez, um total de 1.252 instituições fizeram parte das comemorações com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país - incluindo o Distrito Federal. O Cine Expurga Homero Massena também contou com apoio do Instituto Goia, do Instituto Quorum e do Estúdio de Criação Kalakuta e Prefeitura Municipal de Vitória por meio de sua Secretaria de Cultura.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães / Paula Norbim / Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701 / 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br








Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard