02/09/2014 07h13 - Atualizado em 05/01/2017 14h54

Biblioteca Pública recebe exposição com livros sobre Vitória em setembro

 
Durante todo o mês de setembro, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), localizada na Praia do Suá, em Vitória, realiza uma exposição de livros que contam a história da cidade de Vitória. Aproveitando o gancho do aniversário de 463 anos da capital do Estado, a mostra expõe um acervo de títulos sobre a história, memória, geografia, arquitetura, urbanismo, imagens fotográficas e a literatura. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas.
 
Dentre os livros de história da cidade se destacam "Biografia de uma ilha", de Luiz Derenzi, em suas duas edições, "Os dias antigos", de Renato Pacheco, e os vários estudos desenvolvidos por Elmo Elton, além daqueles que tratam de logradouros e monumentos específicos como o Parque Moscoso, o Palácio Anchieta, o Hotel Majestic, entre outros.
 
Os bairros de Vitória aparecem individualmente através dos estudos que integram a Coleção Elmo Elton, da Prefeitura Municipal, e de vários livros produzidos sobre o chamado Novo Arrabalde, projeto urbanístico de Saturnino de Brito, datado de fins do século XIX, que deu origem à Praia do Canto.
 
Dentre os livros que tratam da memória da cidade destacam-se "Memórias do passado: A Vitória através de meio século", do Padre Francisco Antunes de Sequeira, que registra fatos pitorescos da cidade na primeira metade do século XIX, os livros de imagens fotográficas compiladas por José Tatagiba e as coleções Memória Viva e Escritos de Vitória, também da Prefeitura Municipal. Nesse tópico se incorporam alguns antigos cronistas, que tinham o dia a dia da cidade como assunto principal de suas crônicas.
 
Dentre tantos cronistas possíveis, escolheram-se alguns autores já falecidos, como Nelson Abel de Almeida (De seta e bodoque), Eugênio Sette (Praça Oito), Carmélia M. de Souza (Vento Sul), Lacy Ribeiro (Avenida República: Diário na madrugada), Fernando Tatagiba (Rua) e José Carlos Oliveira (Crônicas da adolescência, obra que reúne sua produção de cronista aprendiz, publicada em periódicos de Vitória na primeira metade dos anos 1950).
 
A literatura inspirada diretamente em Vitória está representada por obras como "Vitória 25", poemas de Carlos Chenier, e as narrativas "Blissful Agony", de Amylton de Almeida, "Memórias das Ruínas de Creta", de Bernadette Lyra, e "Cidadilha", de Luiz Guilherme Santos Neves.
 
A Biblioteca Pública do Espírito Santo fica localizada à Avenida João Batista Parra 165, Praia do Suá, em Vitória.
 
Serviço:
Exposição do mês de setembro
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES)
Visitação: Segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 19 horas
Entrada Franca
Contatos: (27) 3137-9349 e 98134-1000 (curadoria).
 
 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard