18/12/2013 13h11 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Autores capixabas lançam livros no Palácio Anchieta

(Fotos: Thiago Guimarães/Secom)

18/12/2013

Na noite desta terça-feira (17), foram lançadas no Palácio Anchieta 15 publicações de autores capixabas contemplados pelos editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em 2012, para edição e difusão de obras literárias, adultas e infantojuvenis, bem como de histórias em quadrinhos.
 
Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande parabenizou os autores e reforçou a importância do Estado em seu papel de incentivar e promover a leitura, assim como de fomentar a criação de obras literárias e sua circulação na Grande Vitória e no Interior, por meio de suas bibliotecas.
 
"Nós realizamos esse trabalho dentro de um conceito amplo de que, por meio da educação, nós conseguiremos dar passos adiante. Investir em cultura é investir na educação. Estamos cercados de Estados muito fortes, não apenas economicamente, mas culturalmente. E não podemos deixar esse fato sombrear nossa riqueza cultural. Somente com o nosso esforço coletivo conseguiremos mostrar que não devemos nada a nenhum outro Estado brasileiro por aquilo que construímos, pela nossa capacidade criativa. A cultura cumpre um papel fundamental na projeção do Espírito Santo e na sua consolidação como Estado eficiente."
 
Iniciativas importantes do Governo, como a Biblioteca Transcol, que hoje funciona em todos os dez terminais intermunicipais da Grande Vitória, e a Biblioteca Móvel, que circula pelos bairros atendidos pelo Programa Estado Presente, foram lembradas pelo secretário de Estado Cultura, Maurício Silva.
 
"O livro é fator de transformação social e de crescimento pessoal. Nesses últimos 40 dias, mais de 13 mil livros foram emprestados na Biblioteca Transcol. Isso é um marco muito importante, pois significa que as pessoas leem. E leem com vontade. Temos que manter esse sistema, acrescido da Biblioteca Móvel, que é um carro equipadíssimo que leva oportunidade de leitura aos bairros de periferia. Outro símbolo importante é a biblioteca que vamos inaugurar em Itamira, distrito de Ponto Belo. É um sonho da comunidade", afirmou.
 
Autor de "Os Ossos da Baleia", uma das obras contempladas pelos editais, o escritor Jorge Elias Neto afirmou que, em um mundo de tantas imagens, que chegam ao público de maneira tão rápida, com um grande volume de informações, a leitura torna-se um diferencial.
 
"Por meio da leitura, temos que usar nosso recurso imaginativo, não pura e simplesmente da imagem que nos chega macerada, pronta para ser consumida. Por isso, o incentivo à leitura e à cultura é o que buscamos de nossos gestores públicos. Parabenizo nosso governador por essa iniciativa e que venham mais editais e mais concursos para incentivar a literatura e cultura capixabas", disse.
 
Os livros foram distribuídos gratuitamente para o público presente no coquetel. Além disso, as obras serão destinadas para todas as bibliotecas públicas municipais do Espírito Santo, bem como as unidades da Biblioteca Transcol nos dez terminais e a Biblioteca Móvel, a fim de que cheguem a todas as comunidades do Estado, promovendo a leitura e a cultura.
 
A obra "Adeus, Itália", obra organizada por Kamila Brumatti Bergamini que reúne 21 textos sobre imigração europeia no Espírito Santo, também foi lançada na noite desta terça-feira (17), apesar de não fazer parte dos editais de 2012.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac/ Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9 9808-7701/ 9 9902-9302 
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard