04/12/2014 14h21 - Atualizado em 05/01/2017 15h11

Abertura da Mostra de Cinema Latino-Caribenho é marcada por homenagem a Joelson Fernandes

Uma homenagem emocionada a Joelson Fernandes, ex-subsecretário de Estado da Cultura, morto este ano, marcou a abertura da V Mostra Internacional de Cinema Latino-Caribenho, que aconteceu nesta quarta-feira (03), no Cine Metrópolis, em Vitória.

No evento foi exibido um filme documentário retratando a trajetória de vida de Joelson Fernandes, jornalista, ator e produtor capixaba, um dos idealizadores da Mostra Internacional de Cinema Latino-Caribenho. “Tenho certeza de que, onde estiver, o Joelson está sensibilizado, emocionado com esta homenagem. De forma tão carinhosa, os amigos estão eternizando o seu nome”, declarou a viúva Glória Mussielo.

“Essa mostra representa a oportunidade de fortalecer o movimento do audiovisual no Espírito Santo, que tem crescido a cada dia”, declarou o secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva.

Prestigiaram a abertura do evento o mexicano Albino Álvarez, que dirigiu várias séries e produziu diversos documentários; Roberto Garcia, diretor de cinema, jornalista e apresentador de TV; Peter Avilés, produtor de cinema e TV na Costa Rica; Ricardo Sá, produtor, roteirista e diretor de cinema; Verônica Gomes, atriz; e Alexandre Curtiss Alvarenga, professor da Ufes.

Sobre o evento

A V Mostra Internacional de Cinema Latino-Caribenho “Joelson Fernandes” segue até o sábado (06), no Cine Metrópolis, em Vitória. É um evento audiovisual de caráter não competitivo que tem como foco a difusão através do cinema dos aspectos sociais e culturais de países de língua latina e caribenha, lançando luz sobre a diversidade cultural desses países e ao mesmo tempo sobre importantes pontos que o unem. Toda a programação do evento é gratuita.

A Mostra Internacional de Cinema vai possibilitar que o público capixaba tenha contato com obras cinematográficas produzidas na Costa Rica e no México. O evento é realizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Cine Metrópolis, a Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e a Casa América Latina Liberdade e Solidariedade.

A programação do evento será composta por exibições audiovisuais e painéis sobre os mercados de produção e exibição de obras cinematográficas do Brasil, Costa Rica e México. O público capixaba será apresentado a um rico painel audiovisual representativo desses países. Serão exibidos filmes de diretores comprometidos com o poder didático do cinema, com a difusão de aspectos relacionados a diferentes culturas, projetando para o público capixaba as diversidades presentes na cultura desses dois países.

Os debates pretendem gerar um diálogo enriquecedor entre os cineastas convidados e o público contribuindo para gerar reflexões sobre criação, identidade, cultura e a realidade social presente nas obras exibidas. Os filmes serão exibidos em língua original sem legendas em português.

Programação

04 de dezembro (quinta-feira)

14 horas - Exibição de cinco curtas-metragens da Costa Rica

- O imigrante - 2014 - 14 minutos, de Mario Cardona

- Nada mais que sombras - 2010 - 22 minutos, direção e produção: Max Valverde

- O filho da 40 - 2009 - Direção: Erika Bagnarello

- Ausência - 2014 - 14 minutos - Direção e roteiro: Max Valverde

- Anna - 2005 - Diretor: Osvaldo Sequeira

15h30 - Painel 1 – “Panorama do Cinema Atual na Costa Rica”, com Roberto Garcia (diretor de cinema, jornalista, crítico e um dos diretores do Instituto de Cinema da Costa Rica), Ricardo Sá (ABD e C/ES), Verônica Gomes (SATED/ES). Mediação de Claudino de Jesus (Federação Internacional de Cineclubes)

17 horas - Exibição do longa-metragem “O Retorno” (El Regreso, Ficção, 90 min, Costa Rica, 2011), de Hernan Jimenez.

19 horas – Exibição do longa-metragem “O último comandante” (El Último Comandante, Doc, 96 min, Brasil/Costa Rica, 2010), de Vicente Ferraz e Isabel Martinez

21 horas - Debate com Peter Avillés – Produtor do filme “O último comandante”

5 de dezembro (sexta-feira)

14 horas - Exibição de cinco curtas-metragens do México

- La Tiricia o cómo matar la tristeza

- Lupano Leyva

- El último canto del pájaro cú

- Jaulas

- Niño de mis ojos.

15 horas - Painel 2 – “Panorama atual do cinema no México” – Com Albino Alvarez (diretor da Cinemateca da TV UNAM - Universidade Nacional do México), Ricardo Sá (ABD e C/ES), Verônica Gomes (SATED/ES). Mediação de Claudino de Jesus (Federação Internacional de Cineclubes)

17 horas - Exibição do longa-metragem “Heli” (Heli, Ficção, 105 min, México, 2013), de Amat Escalante

19 horas - Exibição do longa-metragem “O informe Toledo” (El informe Toledo, Doc, 87 min, México, 2009), de Albino Alvarez.

21 horas - Debate com Albino Alvarez, diretor do filme “O informe Toledo”

6 de dezembro (sábado)

17 horas -  Exibição do filme Viva Cuba (Cuba, 2005, 80 min, Ficção ),Direção: Juan Carlos Cremata Malberti e Iraida Malberti Cabrera

19 horas - Exibição do longa-metragem “A jaula de ouro” (La Jaula de Oro, Ficção, 110 min, México, 2013), de Diego Quemada-Diez

21 horas - Exibição do longa-metragem “Gestação” (Gestacion, Ficção, 91 min, Costa Rica, 2009), de Esteban Ramírez.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard