08/10/2013 11h38 - Atualizado em
05/01/2017 14h44
Aberta Exposição "Por Territórios e Lugares" no Maes

Reunindo projetos aprovados no Edital 002/2012, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para Bolsa Ateliê em Artes Visuais, a exposição "Por Territórios e Lugares" está aberta para visitação no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). A mostra ficará em cartaz de 16 de outubro a 1º de dezembro, promovendo ainda encontros e bate-papo com os artistas em exposição e orientadores.
A mostra "Por Territórios e Lugares" apresenta ao público instalações com vídeos, fotografias e arte conceitual de Ivo Godoy, Gui Castor, Mariana Reis e Juliana Morgado, além do Coletivo Monográfico. Na exposição, os artistas trazem propostas contemporâneas que se aproximam ou se distanciam entre si, todas de alguma forma tendo o tema "lugar" como foco.
"Museu-Ecrã", de Ivo Godoy (foto acima), apresenta uma série de vídeo-críticas acerca das diferenças existentes na concepção contemporânea de museus, tensionando as relações entre artistas, instituição e espectador.
Em "m.u.n.d.o.", Juliana Morgado realiza uma experiência imersiva. As imagens são de lugares específicos e foram feitas segundo instruções de pessoas que vivem nesses locais e que supostamente os conhecem. A câmera foi fixada ao corpo da artista, na altura do olhar. Ela girou em torno do seu próprio eixo e se manteve assim pelo tempo que agüentou, resultando panoramas sobrepostos em espiral.
Já Mariana Reis elabora, em "Mutantes", uma leitura silenciosa das questões intrínsecas nas cidades e das relações entre elas e seus habitantes. A artista entra na subjetividade humana para falar das coisas do inconsciente, convidando o espectador a adentrar universos imaginados que se misturam às realidades do mundo.

Em "Todas as Histórias" (foto ao lado), Gui Gastor utiliza-se de arquivo audiovisual para recuperar histórias esquecidas e criar memórias falsas ou ficcionais, construindo paisagens imaginativas que se movem através de fatos e ficções.
Por fim, o Coletivo Monográfico apresenta "Ínfimos Corriqueiros", uma investigação poética da relação entre sujeito e mundo-percebido. A partir da captação de imagens fotográficas e vídeográficas, do registro em croquis, de desenhos e rabiscos e da composição de textos filosófico-poéticos, partindo da experiência com o ínfimo e o corriqueiro do espaço habitado (hábito), o trabalho se desdobra em objetos, textos e imagens que, num último momento, serão apresentados como instalações.
Programa educativo
Com atendimento de visitantes, encontros, palestras e oficinas, "Por Territórios e Lugares" contará ainda com um programa educativo. Haverá atividades de formação de professores e educadores, sob orientação de Renan Andrade e Ludmila Cayres, a fim de promover reflexões e capacitá-los acerca dos conceitos que envolvem a exposição, bem como o discurso da arte na contemporaneidade.
A exposição contará também com um ciclo de palestras. Serão três encontros com os artistas e seus orientadores para uma conversa sobre suas poéticas e seus processos de criação.
Sempre aos sábados, a partir das 10 horas, haverá Oficina de Projeção, que propõe a construção de uma câmara escura e projetor de celular, com o objetivo de aproximar o público das linguagens utilizadas na mostra e estimular a reflexão sobre as técnicas de captação e projeção de imagens no dia a dia.
Além disso, por meio do projeto Maes para Todos, os mediadores do museu estarão disponíveis para acompanhamento tanto do público espontâneo quanto para os grupos - escolares ou não - que agendarem horários reservados para visitas e conversas sobre a exposição "Por Territórios e Lugares".
Mostras paralelas

Além da mostra resultante do edital de Bolsa Ateliê em Artes Visuais, fica em cartaz uma exposição do acervo de reprografias de Rogério Medeiros, reproduzindo fotografias de época, além de desenhos do artista Raphael Samú, reunidos em torno do tema "luz", que produz escalas de tons em obras de arte, sob o título "Imagens Reveladas" (foto ao lado).
A biblioteca do museu expõe ainda obras de seu acervo que dialogam com as exposições. É a mostra "Maes em Letras", que chama a atenção também para o acervo bibliográfico do espaço, especializado em artes visuais e em áreas relacionadas, como design e arquitetura.
Serviço:
Por Territórios e Lugares
Instalações de Ivo Godoy, Gui Castor, Mariana Reis, Juliana Morgado e Coletivo Monográfico
Abertura: terça-feira (15)
Horário: 19 horas
Local: Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória
Visitação: de 16 de outubro a 1º de dezembro, de terça a sexta, das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Informações: (27) 3132-8390 ou museudeartes.wordpress.com
Programa Educativo
Formação de Professores e Educadores
A Formação visa promover reflexões e capacitar educadores e professores sobre os conceitos que envolvem a exposição vigente e o discurso da arte na contemporaneidade. Público: educadores, artistas, professores e interessados.
Com Renan Andrade e Ludmila Cayres.
Datas: quarta-feira (16), das 8h às 18h
quinta-feira (17), das 8h às 18h
80 vagas - Inscrições pelo blog museudeartes.wordpress.com
Ciclo de Palestras
Serão três encontros com os artistas e seus orientadores para uma conversa sobre suas poéticas e processos.
Sábados às 15h.
26/10 - Juliana Morgado e Gui Castor
23/11 - Mariana Reis e Erly Vieira
30/11 - Ivo Godoy e Coletivo M.
Oficina de Projeção
Oficina de construção de câmara escura e projetor de celular.
Como aproximar as linguagens utilizadas na exposição e pensar as técnicas de captação e projeção de imagens em nosso dia a dia?
Todos os sábados, a partir das 10h.
MAES para todos - Mediação
Os mediadores estão disponíveis para acompanhamento tanto do público espontâneo do museu, quanto para os grupos, escolares ou não, que agendem um horário reservado para uma conversa sobre a exposição "Por Territórios e Lugares".
Visitas agendadas para grupos:
Terça a Sexta: 9h, 10h30, 14h, 15h30
Sábados, domingos e feriados: 10h e 14h.
Agendamento: museudeartes.wordpress.com/agendamento
Visitas para grupos agendados em português e libras
Para escolas públicas e privadas, organizações sociais, instituições em geral e demais interessados.
Horários disponíveis aos sábados às 14h.
Agendamento: museudeartes.wordpress.com/agendamento
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br