29/10/2024 17h05

Websérie TV Biblioteca de Avós é lançada nesta terça-feira (29)

Fotos: Rickson Moura

A partir dessa terça-feira (29) está disponível na internet a websérie TV Biblioteca de Avós produzida com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Domingos Fassarella. A série é resultado de oficinas de formação em audiovisual e pode ser assistida gratuitamente no site: https://tangerinasdodeserto.wixsite.com/tvbibliotecadeavos                                                                                       

Durante todo o processo das oficinas, os alunos aprenderam sobre roteiro, técnicas de filmagem, áudio e de edição, para seguirem com as gravações nas casas dos avós entrevistados. Em cada episódio um jovem entrevista um avô das comunidades rurais de Vila Maria e Castelinho, em Vargem Alta.

De acordo com Sara Passabon, diretora da série, o projeto teve inspiração da "Biblioteca Humana", ação criada nos anos 2000 na Dinamarca, pela ONG “Stop Violence!”, em que alguém vai para uma biblioteca e,  em vez  de pegar um livro para ler, se encontra com uma pessoa para ouvir a história dela, promovendo assim um diálogo de diferentes culturas. "Adaptamos a ideia do projeto dinamarquês para Vargem Alta focando apenas nos vovôs e vovós da comunidade, com o objetivo de valorizar as histórias orais e promover o contato pessoal", complementa Sara Passabon.

TV Biblioteca de Avós é uma realização de Tangerinas do Deserto Produções e Por Meio de Incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura.

 

Serviço:

Websérie: TV Biblioteca de Avós

Assista online:

https://tangerinasdodeserto.wixsite.com/tvbibliotecadeavos

Youtube:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLKLGh1gp29oLRhH8XzVJj5kgackMVEfbY

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard