18/07/2019 14h14 - Atualizado em 18/07/2019 14h16

Websérie Com a Palavra divulga literatura do Espírito Santo

O foco principal do projeto é incentivar e disseminar a ideia de que qualquer pessoa pode estar “Com a Palavra”, seja ela escrita ou falada.

Com a proposta de incentivar a leitura e estimular a aproximação do público com autoras e autores que produzem literatura no Espírito Santo, foi concebida a websérie “Com a Palavra”, idealizada por Lilian Menenguci e dirigida por Leonardo Vais.

O projeto foi contemplado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e será lançado no dia 25 de julho, data em que se comemora o Dia do Escritor, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro Histórico de Vitória.

“O projeto pretende evidenciar a palavra, o livro, a leitura, a literatura, bem como as criadoras e os criadores de textos, como uma das personagens principais no processo de formação humana e cultural. Além disso, busca disseminar a cultura da acessibilidade”, disse Lilian Menenguci.

Em cinco episódios, a primeira temporada da websérie vai apresentar as biografias e trechos de obras. O material será disponibilizado em plataformas de vídeos abertas e de acesso gratuito na internet. Cada programa tem um tempo médio de 11 minutos, legendado e com acessibilidade comunicacional em Libras. O conteúdo ficará disponível, a partir do dia 26 de julho, no site comapalavra.vix.br

Autoras e Autores

A escolha dos entrevistados considerou a diversidade de gêneros produzidos, os processos criativos e as diferentes trajetórias de cada um(a) dos(as) participantes.

Brunella Brunello –  jornalista e escritora, que traz uma literatura construída a partir do olhar da mulher acerca da pluralidade social e das questões que marcam o cotidiano;

Edson Nascimento – ator e escritor, com uma proposta autobiográfica, que se apropria do lúdico do universo infantil para sua obra;

Francisco Grijó – professor e escritor, com a experiência de mais de 30 anos na literatura;

Janio Silva – produtor cultural e escritor, com uma proposta de literatura que dialoga com referências musicais e aproxima a poesia do Rap;

Lilian Menenguci – professora e escritora, que assume a brincadeira como elemento da sua produção tanto na literatura infantojuvenil quanto na poesia.

Edital

O Projeto “Com a Palavra” foi realizado com Recursos do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), por meio do Edital de Seleção de Projetos Culturais de Incentivo à Leitura nº 006/2017, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, produção executiva da Molaa e realização do Coletivo Confere com o Original.

Equipe Técnica
Fernanda Bellumat | Direção de Arte
Julio Cesar Delpupo | Gestão Cultural
Leonardo Vais | Direção e Assessoria de Comunicação