08/07/2025 15h45

Viviane Mosé apresenta aula-show sobre tecnologia e existência no 8º Festival de Cinema de Santa Teresa

Como parte da programação do 8º Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA), que acontece entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, a filósofa, poeta e escritora Viviane Mosé realizará a palestra e aula-show “Um sim à vida – Do homo sapiens à inteligência artificial”, como parte da programação do 8º Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA). O evento acontece no dia 26 de julho, às 19 horas, no Teatro Sesc Glória, em Vitória.

 

Inspirada em seu novo livro Meu braço esquerdo, Viviane Mosé propõe uma narrativa poética que cruza memórias de sua trajetória pessoal com reflexões filosóficas e provocações sobre tecnologia e inteligência artificial, tema central do FECSTA deste ano. Fundada em bases nietzschianas, sua abordagem convida o público a um mergulho existencial que reafirma a ação humana como motor de proposição e reinvenção, mesmo diante do desconhecido. Para Viviane Mosé, a tecnologia e a virtualidade são extensões naturais da própria espécie.

 

A aula-show integra a programação do projeto Vivências em Literatura, resultado de uma parceria entre o Festival de Cinema de Santa Teresa, o Programa Cultura Sesc-ES e o Senac. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia no site do Sesc Glória e a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Mesa Brasil. Os ingressos estarão disponíveis em breve no site do Sesc Glória, sujeitos à lotação do espaço.

 

Sobre o Festival

 

O FECSTA chega à oitava edição, entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, reafirmando a democratização do acesso ao audiovisual, com todas as atividades gratuitas e presenciais, além de transmissão ao vivo pelo canal da Satírica no YouTube. Uma das novidades deste ano é a realização das exibições e debates na Praça da Cultura, no Centro da cidade de Santa Teresa, aproximando ainda mais o evento do público.

 

A programação contará com a exibição de 33 curtas-metragens selecionados entre mais de 600 inscritos, distribuídos em cinco mostras competitivas.

 

O festival é realizado pela Satírica Filmes, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e da Lei Rouanet, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e conta com o patrocínio da Tuboval e do Banestes.

 

Sobre Viviane Mosé

 

Viviane Mosé é filósofa, psicanalista e poeta. Graduada em Psicologia, especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, mestra e doutora em Filosofia, tem treze livros publicados entre poesia, filosofia e educação, com duas indicações ao Prêmio Jabuti (Stela do Patrocínio - Reino dos bichos e animais é o meu nome, Azougue, 2001; e A escola e os desafios contemporâneos, Civilização Brasileira, 2013).

 

Entre 2005 e 2008, apresentou a série Ser ou não Ser, no programa Fantástico, da TV Globo, traduzindo temas filosóficos para a linguagem do dia a dia. Atuou ainda como comentarista diária na Rádio CBN, no ICL Notícias e no programa Encontro com Fátima Bernardes. É membro da Academia Brasileira de Cultura.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard