Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismo
Na próxima quarta-feira (11), às 11 horas será lançado o terceiro e último episódio da série “A Resistência da Juventude Negra” nas plataformas digitais do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), no YouTube (@fejunesforum5094) e no Instagram (@fejunes). O episódio tem como foco o papel da juventude negra no combate ao racismo estrutural e na luta por equidade de direitos, por meio da valorização da cultura afro-brasileira e da garantia de oportunidades iguais na educação, mercado de trabalho e espaços de poder. O programa é um registro documental da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra a partir de uma conexão entre passado e presente.
A obra foi realizada por meio do Edital n° 08/2024 - Cultura Digital, da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
Com idealização e direção de Filipe Lima, o último episódio da websérie se propõe a demonstrar a força da juventude como protagonista das lutas históricas do movimento negro, abordando o impacto das mobilizações na construção do futuro da juventude negra capixaba. “Ela busca entender o que motiva a juventude negra a se organizar e a resistir ao racismo estrutural, explorando a relevância da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra como uma plataforma de denúncia e luta pela vida, contra a violência que ainda assola suas comunidades”, destaca.
De acordo com a presidente do Fejunes e produtora executiva, Emanuella Gonçalo, a websérie oferece ao público a oportunidade de acompanhar as edições da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra e do Festival Cultura Negra no ano de 2025. Por meio de imagens, entrevistas e depoimentos, os jovens dão vida ao esforço coletivo para transformar a dor e a opressão em força de resistência. “A partir dessas duas mobilizações, a série também revela os desafios enfrentados pelos jovens negros na luta contra o racismo, as barreiras sociais e as dificuldades impostas pelo sistema”, afirma.
Realizada há 18 anos pelo Fejunes, a manifestação ocorre tradicionalmente em 20 de novembro, no Dia Nacional da Consciência Negra, quando os jovens percorrem espaços urbanos de Vitória com o objetivo de denunciar a violência racial, a letalidade policial e os altos índices de homicídios contra jovens negros e pobres. Dados do Atlas da Violência 2025 e pesquisas da Fiocruz apontam que pessoas negras representam cerca de 77% das vítimas de homicídio no país. O perfil das vítimas é majoritariamente masculino, jovem com idade entre 15 a 29 anos, negro (pretos e pardos) e morador de área periférica ou vulnerável.
Após a disponibilização deste episódio, a produção vai exibir um bônus com os bastidores das gravações, no dia 18 de fevereiro, nas plataformas do Fejunes. “A ideia é revelar os desafios e possibilidades da equipe de produção ao registrar os eventos em formato de websérie”, observa Emanuella Gonçalo. O diretor Filipe Lima acrescenta: “A Resistência da Juventude Negra é um tributo à juventude que, com coragem e determinação, dá voz à sua história e a coloca como protagonista na construção de um futuro mais igualitário, onde o racismo e a desigualdade não mais prevalecerão”.
Sobre o Fejunes
Em atividade desde 2007, o Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) nasce com a missão de organizar a juventude negra capixaba na luta antirracista, pela emancipação do povo negro e contra qualquer forma de opressão. A entidade se articula com o movimento negro do Estado para cobrar o poder público o cumprimento de direitos sociais previstos na Constituição Federal, como educação de qualidade em todos os níveis, voltada para uma formação humanista e cultural; sistema de saúde com ênfase na prevenção de doenças; política de segurança que não criminalize a pobreza e a população negra periférica, assim como mais investimento na área cultural e a defesa e ampliação das ações afirmativas nas esferas federal, estadual e municipal.
Sinopses dos episódios disponíveis:
1º episódio - Superando Barreiras e Conquistando Espaços | dir. Filipe Lima | 7’52’’
Apresentação da Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, com foco nas conquistas e desafios diários da juventude negra capixaba.
2º episódio - A Luta e a Arte como Resistência | dir. Filipe Lima | 4’22’’
Como arte e mobilização social se entrelaçam no Festival de Cultura Negra como poderosas ferramentas de resistência e afirmação da identidade negra.
Ficha técnica:
Filipe Gutemberg Costa Lima - Direção geral e roteiro
Emanuella Gonçalo do Nascimento - Produção executiva
Esther Ferreira dos Santos - Social media
Zayra Sampaio - Assistente de produção
José Roberto Santos Neves e Daniella Spadeto - Assessoria de imprensa
Tec Perifa (Renato Moulin) – Fotografia de equipe, filmagem, produção, edição e sonorização
Marcus Paulo Camargo Barros “Prince Lee” – Fotografia (making of)
Gisele Paulo - Fotografia
Wender Santos Gonçalves – Composição de trilha sonora
Tommaso Bellone Júnior - Especialista em legendas descritivas
Dalisy Rodrigues Carvalho - Design gráfico
Joyce Karolina Baiense - Intérprete de Libras
Serviço:
Lançamento de episódio final de “A Resistência da Juventude Negra”
Data: 11/02 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Instagram (@fejunes) e Youtube (@fejunesforum5094)
Sinopse: Uma conexão entre passado e presente, tendo a juventude como protagonista das lutas históricas do movimento negro, abordando o impacto das mobilizações na construção do futuro da juventude negra capixaba.
Lançamento de episódio bônus de “A Resistência da Juventude Negra”
Data: 18/02 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Instagram (@fejunes) e Youtube (@fejunesforum5094)
Sinopse: Bastidores das gravações revelam desafios e possibilidades da equipe de produção ao registrar os eventos em formato de websérie.
Acompanhe o fejunes:
Instagram: @fejunes
Facebook:facebook.com/fejunes
YouTube: @fejunesforum5094
E-mail: fejunes@gmail.com
Informações para a imprensa:
Assessoria JRSN
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
Instagram: @assessoriajrsn
E-mail: neves-jose@uol.com.br / joserobertosantosneves@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br