Trilhas da Cultura promove intercâmbio entre cultura e educação e finaliza formações na área do audiovisual

Foi finalizado, nessa terça-feira (08), o terceiro e último bloco de formações do Trilhas da Cultura – Programa de Formação, Capacitação Técnica e Qualificação Profissional para o Segmento Audiovisual do Espírito Santo, que é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult ES), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Nesta etapa, que aconteceu de 16 de junho a de 08 de julho, os inscritos participaram dos cursos de Edição e Montagem no Cinema, com a cineasta e editora Gabriele Stein; Assistência de Direção, com a diretora, assistente de direção e montadora Carol Covre; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Cinema, com a produtora Maria Grijó; e Direção de Som, com a cineasta e técnica de som direto Natália Dornelas. Todas as formações foram realizadas no Hub ES+, que fica localizado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
O músico Brunu Chico descobriu um novo mundo sonoro no Curso de Direção de Som, ministrado por Natalia Dornelas. “Tenho aprendido muito e descoberto um novo universo. Estou entrando em um novo universo, que tem acrescentado muito na minha trajetória uma vez que eu já trabalho com música e com som. Percebo que o universo do audiovisual é muito mais amplo do que eu achava que era. Está sendo incrível”, disse.
Victoria Tavares participou da formação com Carol Covre, voltada para a assistência de direção. “Cheguei com noção quase zero e aprendi muito. Acho muito interessante esse curso, que é oferecido de forma gratuita e com bolsas, o que ajuda muita a gente. Fora que a questão de o curso ser gratuito ele acessa muito mais pessoas. Temos muitas mulheres, pessoas trans, pessoas pretas. Isso vai diversificar muito mais esse mercado no Espírito Santo. Acho isso extremamente importante”, comentou.
A diretora Gabriele Stein ministrou o curso com foco em edição e montagem para cinema, que contou com a participação da jovem Letícia Felix de Moraes. “Está sendo muito enriquecedor o curso de edição. A Gabi traz não só a questão da prática, mas também toda uma perspectiva teórica que acho importante para o trabalho de edição. Não se atentar só à parte prática, mas ter esse embasamento de senso crítico”, afirmou Letícia, que também destacou a troca com a turma. “É muito enriquecedora a troca com outras pessoas e com profissionais que já estão no mercado e poder abrir as possibilidades para novos profissionais”, disse.
A atriz e produtora com longa experiência no universo teatral Verônica Gomes marcou presença no curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Cinema, ministrado pela produtora Maria Grijó. A artista aprovou a iniciativa: “Essa experiência está sendo muito significativa para mim. Sou atriz e produtora, e a elaboração de projetos para cinema é muito diferente da elaboração de projetos para as artes cênicas. Esse curso é fantástico. Nós tivemos quase um mês de aulas, e a Maria está trazendo todas as novidades de como elaborar um projeto audiovisual. Está sendo interessante, a turma está muito engajada. Que tenha mais, porque foi muito interessante participar desse projeto.”
O Programa
O Trilhas da Cultura é um programa de formação e qualificação técnica, na área do audiovisual, que contempla dez cursos gratuitos de capacitação nas áreas de Criação; Direção Audiovisual; Foto, Som e Arte; Produção; Finalização e Pós-Produção, com duração de 60 horas cada. Foram mais de 700 inscrições, que aconteceram de 11 de março a 11 de abril, no site do Mapa Cultural ES.
O programa disponibilizou 250 vagas, 25 para cada curso. A seleção aconteceu por ordem de inscrição e, para cada formação, foi aplicada a reserva de vagas, garantindo, assim, mínimo de 20% de oportunidades para pessoas negras; mínimo de 10% para pessoas indígenas; 30% para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, além de mínimo de 10% das vagas destinadas a pessoas residentes em territórios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Os selecionados foram divulgados no dia 02 de maio no site do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
O Trilhas da Cultura também ofereceu ajuda de custo no valor de R$600 (seiscentos reais) para 200 das 250 vagas ofertadas, 20 para cada turma. O recurso da bolsa foi repassado em três parcelas para os alunos participantes que comprovadamente tiverem participação igual ou superior a 80% das aulas. As outras cinco vagas especiais, que totalizaram 25 alunos por curso, não receberão ajuda de custo. A mesma porcentagem de frequência — igual ou superior a 80% — garante o certificado de conclusão de curso aos alunos.
O primeiro bloco de formações aconteceu de 05 a 23 de maio, com quatro atividades: os cursos de Interpretação Cênica para o Audiovisual, com a atriz e diretora Margareth Galvão; Direção e Preparação de Atores, com o ator, cineasta e roteirista Edson Ferreira; o Curso de Roteiro, com a diretora, roteirista e curadora, Saskia Sá; e o Curso Direção de Produção, com o produtor e diretor, Izah Cândido.
A segunda etapa aconteceu de 26 de maio a 13 de junho, com os cursos de Direção de Fotografia, com o diretor de fotografia e colorista, Willian Rubim; e Edição e Mixagem de Som no Cinema, com o engenheiro de produção e áudio, Brian Baltar.
O terceiro e último bloco de formações aconteceu entre os dias 16 de junho e 08 de julho, com quatro cursos: Edição e Montagem no Cinema, com a cineasta e editora, Gabriele Stein; Assistência de Direção, com a diretora, assistente de direção e montadora, Carol Covre; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Cinema, com a produtora Maria Grijó; e Direção de Som, com cineasta e técnica de som direto, Natália Dornelas.
Além dos cursos, o programa de formação audiovisual Trilhas da Cultura apresentou cinco masterclasses. Quem abriu as atividades foi a atriz Camila Morgado, com duas aulas: O Processo de Criação de Personagem a Partir da Experiência em Filmes e Direção de Atores a Partir da Experiência em Cinema, Teatro e TV, respectivamente nos dias 11 e 12 de março.
No dia 02 de abril, foi a vez da produtora Julia Nogueira ministrar a aula Elaboração de Projetos Audiovisuais. No dia 14 de abril, a diretora, roteirista e diretora de fotografia Safira Moreira apresentou um olhar decolonial na masterclass Direção de Fotografia. Fechando o ciclo de masterclasses, a aula Edição e Montagem para o Cinema, com a cineasta Natara Ney.
Todas as atividades aconteceram no Hub ES+, que fica localizado na Praça Costa Pereira, no Centro Histórico de Vitória.
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br