07/05/2025 13h29 - Atualizado em 07/05/2025 13h32

Trilhas da Cultura: masterclass com Natara Ney abordou processo de edição e montagem para cinema

Foto: Melina Furlan

“Edição é um processo de reflexão sobre o que foi filmado”. Essa foi uma das definições dadas pela cineasta Natara Ney na masterclass Edição e Montagem para o Cinema, que aconteceu na noite dessa segunda-feira (05), no Hub ES+, no Centro de Vitória.

A masterclass é parte do programa Trilhas da Cultura, uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) via chamamento público, que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Foto: Melina FurlanFoto: Melina Furlan

Entre os vários assuntos abordados no encontro, Natara Ney falou sobre seu trabalho no cinema. “Montadora é o trabalho que eu faço, que algumas pessoas chamam de edição e outras de montagem. É um trabalho que basicamente consiste em dar um fluxo, uma fluidez no material que foi filmado”, ressaltou.

A cineasta deu dicas sobre metodologia de trabalho e falou sobre o processo de edição. “Edição é pegar uma quantidade do material que foi filmado e direcionar para quem a gente quer contar. Então, quando estou editando, estou pensando nas pessoas que quero atingir. Quando você pega um processo de edição, é preciso saber sobre quem quer falar”, disse.  

Foto: Melina FurlanFoto: Melina Furlan

Além do trabalho prático, Natara Ney deu dicas de plataformas sobre cinema e uma série de publicações que ampliam o olhar e auxiliam no trabalho audiovisual. Além disso, destacou a importância de uma boa leitura para a realização de um bom trabalho.

“De todas as ferramentas que a gente tem na vida, a leitura é a que vai dar mais estofo para tudo que a gente for fazer. Se você não souber ler um roteiro, não souber ler bem, você não consegue fazer um filme. Porque você precisa entender aquele filme, precisa ler aquele filme. Para quem você está fazendo aquele filme”, completou Natara Ney.

A artista visual Yuriê Yaginuma aprovou a masterclass. “Foi muito bom conhecer o trabalho da Natara Nery. Ela é muito inspiradora e tem referências muito incríveis. Achei a masterclass ótima”, contou.

Foto: Melina FurlanFoto: Melina Furlan

O músico Bruno Hanstenreiter, que trabalha com sound designer, aproveitou a oportunidade para aprofundar os conhecimentos no universo audiovisual. “Gostei muito da masterclass. Pego o filme depois da montagem, então foi muito interessante entender esse processo e também pensar no meu fazer”, frisou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard