01/10/2021 11h33 - Atualizado em 01/10/2021 11h34

Três bibliotecas municipais capixabas serão homenageadas pela Secult

As instituições serão reconhecidas por seu desempenho na Campanha ‘Quarentena Literária’

As Bibliotecas Públicas Municipais das Cidades de Itapemirim, Marechal Floriano e Nova Venécia são as finalistas da Campanha ‘Quarentena Literária’ e estarão na sede da Biblioteca Pública Estadual, em Vitória, no próximo dia 27 de outubro para receberem a homenagem e saber quem conquistou o 1°, 2° e 3° lugar. Quem anunciará o resultado das Bibliotecas vencedoras é o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha Fernandes.

A Campanha Quarentena Literária movimentou várias cidades capixabas, premiou 24 participantes que enviaram seus vídeos incentivando a leitura e agora premiará também as bibliotecas municipais que aderiram à Campanha e mais engajaram sua comunidade a participar do movimento literário.

Estarão presentes juntamente com a equipe da Secretaria da Cultura (Secult) os dirigentes das Bibliotecas e os Secretários Municipais de Cultura: João Júnior Vieira dos Santos (Prefeitura Municipal de Nova Venécia), Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt (Prefeitura Municipal de Marechal Floriano) e Luciano Retore Moreno (Prefeitura Municipal de Itapemirim).

O projeto
A Quarentena Literária foi um projeto on-line de incentivo à leitura idealizado pela Secult e Gerência de Bibliotecas Públicas no período da pandemia. A ação incentivou um movimento literário, criativo e com protagonismo infantil, juvenil e adulto. A campanha teve a intenção de favorecer a continuidade da difusão da literatura, impactando positivamente as pessoas afetadas pelas medidas de isolamento e distanciamento social adotadas pelo Governo do Estado, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A secretária Municipal de Cultura da Prefeitura de Marechal Floriano, Maria Goretti Pereira, recebeu com muito entusiasmo a notícia da premiação da Biblioteca Municipal Wagner da Vitória. "É com imensa satisfação que agradeço aos profissionais envolvidos para que pudéssemos realizar a campanha da Quarentena Literária no Município de Marechal Floriano e conquistar essa importante premiação. Agradeço também ao Governo do Estado, que por meio da Secult, lançou essa elogiável campanha de incentivo e difusão da leitura. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita", afirmou.

Já o secretário de Cultura e Turismo João Júnior Vieira, da Prefeitura de Nova Venécia ressaltou a importância do projeto, que oportunizou à sociedade capixaba, por meio de parcerias entre as Bibliotecas Públicas Municipais, em que houve além da interação com a Biblioteca Pública Estadual, a preocupação em levar um diferencial de qualidade a todos aqueles que se dispuseram a participar do projeto.

“É uma satisfação em ter a Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha entre as mais engajadas no desenvolvimento desta campanha e da necessidade de feitos como este em prol da coletividade,  tendo como alicerce o estímulo a leitura em um momento atípico de nossas vidas, em que há a necessidade de foco em algo que nos permita vislumbrar dias melhores e mais plenos tanto na saúde quanto na certeza de que nosso normal logo, logo chegará”, afirmou.

E completou: “não há melhor caminho, senão a difusão do interesse pela leitura em qualquer idade, sem acepção de pessoas ou de qualquer outra natureza, sendo assim, sou grato pela realização desta campanha de suma importância, de grande significado junto à comunidade, haja vista que a leitura é cabível para toda e qualquer circunstância de nossas vidas, pois nos abastece de saberes diversos nos permitindo sentir o quanto podemos nos fazer empoderados de cultura e informação, além de tantas outras ricas contribuições para com o nosso intelecto. Reitero meus agradecimentos em podermos ter contribuído de maneira tão significativa."

O secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Itapemirim, Luciano Retore Moreno, deixou em vídeo o seu agradecimento em nome da Biblioteca Thomé de Souza Machado e sua reflexão sobre a Campanha, veja abaixo:
  .

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac