Thalia Peçanha lança o livro De que me vale ser filha da Santa ?, no Espaço Thelema
No dia 1º de abril, quarta-feira, a escritora, dramaturga e produtora cultural Thalia Peçanha lança De que me vale ser filha da Santa ?, seu primeiro livro, no Espaço Thelema, às 19h, no Centro de Vitória. A obra, que custa R$ 40,00, já está em pré-venda pelo e-mail produtora.cafetinaria@gmail.com ou pelo Instagram (@comthalia), com direito a um brinde.
A publicação foi contemplada pelo Edital 011/2024 – Livro, Leitura e Literatura do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Construído em prosa poética, o livro reúne textos escritos em diferentes momentos da trajetória da autora, atravessados pela memória e pelas vivências de pessoas negras. A obra se organiza a partir de gestos, falas, frases e costumes, ou seja, elementos do cotidiano que a autora recolhe e transforma em linguagem.
Ao trazer essas materialidades para o centro da escrita, o livro constrói um percurso de leitura em que o leitor reconhece como certas violências se repetem e se organizam socialmente, atravessando relações, afetos e modos de existir. As cenas elaboradas ao longo dos textos fazem emergir estruturas como o racismo, que insiste, se refaz e permanece.
No texto Eu não escrevo para ser lida em paz, a autora afirma escrever para “revirar memórias, cutucar feridas, ver se ainda sangram, lembrar que a dor tem nome e que esquecer é luxo que nunca me coube”. Ao longo do livro, a escrita se move entre denúncia e elaboração, sem abrir mão da complexidade dos afetos e das permanências.
As primeiras publicações impressas de Thalia aconteceram na dramaturgia, especialmente a partir do trabalho com o coletivo Elas Tramam. A prosa poética, no entanto, sempre atravessou sua escrita. De que me vale ser filha da Santa reúne textos produzidos ao longo de cerca de 13 anos, entre a adolescência e o presente, compondo um recorte específico desse percurso.
Fragmentos, anotações e experiências
O livro se constrói a partir de fragmentos, anotações e experiências acumuladas ao longo do tempo — insumos que a autora reuniu e que agora ganham forma em linguagem. Nesse sentido, a obra não se apresenta como ponto de partida, mas como condensação de uma escrita em curso, em que memória e narrativa social se articulam como força literária.
Dramaturga e coordenadora do Coletivo Elas Tramam, Thalia articula, em sua trajetória, arte, cultura e ativismo, impulsionando a produção de mulheres, pessoas não binárias e travestis e tensionando ausências históricas nos espaços de criação. É autora da dramaturgia Carambolas: algumas verdades em memória de Dona Santa, encenada pela Repertório Artes Cênicas em 2024.
Nota de serviço
Lançamento do livro De que me vale ser filha da Santa ?, de Thalia Peçanha
Data: 1º de abril
Horário: 19h
Local: Espaço Thelema – Centro de Vitória
Valor: R$ 40,00
Pré-venda: produtora.cafetinaria@gmail.com
| Instagram: @comthalia
Brinde incluso para quem adquirir antecipadamente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br