Terra Vermelha celebra novos projetos culturais com grafite, leitura e fortalecimento comunitário
.jpg?v=638918223270182400)
O território de Terra Vermelha, em Vila Velha, se prepara para um momento especial nesta quarta-feira (27), às 10 horas, quando o Instituto GG5 recebe a comunidade para a apresentação pública dos resultados do projeto Travessia, o lançamento da Rede de Pontos de Cultura da Região 5 e a inauguração do novo Ponto de Leitura do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES).
A iniciativa marca o fortalecimento de ações culturais no território, conectando juventudes, coletivos locais, arte urbana e direitos humanos em um movimento de transformação e pertencimento.
Rede de Pontos de Cultura da Região 5 e Ponto de Leitura
Entre as novidades, está a Rede de Pontos de Cultura da Região 5, que fortalecerá coletivos culturais por meio de formações, mentorias, assessorias e fomento a ações locais, valorizando saberes da cultura periférica e estimulando o protagonismo comunitário.
No mesmo dia, também será inaugurado o novo Ponto de Leitura do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, ampliando o acesso à leitura e aproximando a comunidade das bibliotecas públicas do Estado. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), pelo Edital PNCV ES - Chamamento Público 006/2024 - Fomento aos Pontões de Cultura da Secult/ES.
Travessia – Graffiti, Juventudes e Direitos Humanos
O evento também celebra os resultados do projeto Travessia – Graffiti, Juventudes e Direitos Humanos, idealizado pelo artista visual e grafiteiro Fred Farias, realizado entre junho e agosto de 2025.
A iniciativa promoveu os direitos humanos a partir da cultura Hip Hop, sobretudo o Graffiti, como ferramenta de expressão e cidadania. Foram ministradas oficinas que resultaram na criação de um grande painel artístico-cultural em Terra Vermelha, construído em diálogo com moradores e memórias locais.
Além da intervenção artística, o projeto ofereceu um curso profissionalizante em Segurança do Trabalho com capacitação em NR 35 (Trabalho em Altura), beneficiando dez jovens do território, além de uma formação em Direitos Humanos e Juventudes, conduzida pelo professor Geovanni Lima.
O Travessia foi viabilizado pelo Edital de Seleção de Projetos n.º 003/2024 - Vila Velha - PNAB - Fomento a Propostas de Intervenções Artísticos-Urbanas.
Serviço:
Data: 27 de agosto
Horário: 10h
Local: Sede do Instituto GG5 – Av. São Francisco de Assis, 05, Terra Vermelha, Vila Velha – ES
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br