03/04/2024 15h52 - Atualizado em 03/04/2024 15h55

Teatro Municipal Fernando Torres recebe II Salão de Artes e Cultura de Guaçuí

A partir desta quinta-feira (04), a Galeria Zélia Viana de Aguiar, localizada no Teatro Municipal Fernando Torres, recebe o II Salão de Artes e Cultura de Guaçuí. Além de apresentar um recorte da diversidade artística daquele município, o evento marca a celebração dos 16 anos da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura.

Mais de 15 artistas convidados estarão presentes na abertura oficial, que acontece na sexta-feira (05), a partir das 9h. A exposição, contudo, já estará montada para receber os visitantes no dia anterior.

Pintores, desenhistas, ilustradores, artesão e escultores apresentam, no salão, as mais variadas técnicas – destacando a diversidade e versatilidade artística de Guaçuí. São pinturas em óleo sobre tela, desenho em grafite, obras em material alternativo, intervenções, entre outras linguagens.

O II Salão de Artes e Cultura de Guaçuí tem como objetivo resgatar as mostras coletivas de artes plásticas do município, que foram muito ricas nos anos 1980 e 1990, revelando nomes que vieram a se tornar relevantes no cenário do Espírito Santo.

Além disso, o evento busca incentivar o surgimento de novos expoentes das artes, despertando o olhar do público para as variadas estéticas. Exemplo disso são as obras produzidas por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anísio Teixeira, que estarão expostas no salão deste ano como parte de um projeto de valorização de novos talentos artísticos.

Contemplado pelo Edital Johnny Machado, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Guaçuí, o II Salão de Artes e Cultura é realizado com recursos do Município e do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do programa de coinvestimento Fundo a Fundo da Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço:

II Salão de Artes e Cultura de Guaçuí

Quando: entre 4 e 30 de abril

Horário: das 8h às 11h e das 13h às 17h

Local: Galeria Zélia Viana de Aguiar, Teatro Municipal Fernando Torres, Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar, s/n, Centro, Guaçuí

Visitas de grupos escolares devem ser agendadas pelo e-mail aguacuiensedeletrasc@gmail.com ou pelo WhatsApp (28) 99976-1487

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br