17/03/2017 17h17

Orquestra Sinfônica do Espírito Santo apresenta obras raras

Na quarta (22) e quinta-feira (23), a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) dará continuidade às suas apresentações da Temporada 2017, com as Séries Pré-estreia e Concertos Sinfônicos no Teatro Carlos Gomes- Centro de Vitória. A regência ficará a cargo do maestro Edilson Ventureli, que conduzirá no programa duas obras: “A terceira Visão” do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes, além da Sinfonia n.º 1 do russo Reinhold Glière.

O “Terceira Visão” é dividido em três movimentos: “lmpressões do terrestre convívio”, que reflete o cotidiano do compositor; “Ascendentes caminhos do espírito”, o tema é ascendente, desde o início, quando é apresentado pelo piano em acordes de tonalidade grave, e assim segue até terminar em tons mais agudo e “Alegre encontro da eterna morada”.

 
Para completar o programa, a Sinfonia n.º 1, de Glière, que viveu entre a segunda metade do Século XIX e a primeira metade do Século XX.  De acordo com o maestro da Oses, Helder Trefzger, é uma composição romântica, raramente executada, mas que já foi apresentada pela Sinfônica em 2012.

 Edilson Ventureli

Edilson Ventureli (foto), regente assistente da Orquestra Sinfônica Heliópolis, iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade no curso de piano. Aos treze, ingressou no Coral Baccarelli. Sete anos mais tarde assumiu o cargo de preparador e regente associado da Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, posição que ocupou até 2003. Em 1998, com graduação em direito, passa a dirigir o Instituto Baccarelli. Depois de haver aperfeiçoado sua técnica em direção orquestral com Ira Levin e Roberto Tibiriçá. Hoje está sob a orientação de Isaac Karabtchevsky. Nos últimos anos tem frequentado o Musica Riva Festival, na Itália, onde teve a oportunidade de reger a World Youth Orchestra e a State Youth Orchestra of Armenia (SYOA).

 Serviço:

Série Pré-Estreia E Série Concertos Sinfônicos

Dias: quarta (22) e quinta-feira (23)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Carlos Gomes

Ingressos R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard