02/04/2024 15h43 - Atualizado em 02/04/2024 16h37

Talk show bilíngue apresenta artistas e profissionais do mercado musical do Espírito Santo

A rapper e atriz Afronta MC está entre os participantes da primeira temporada (Fotos: Divulgação)

Inspirado em grandes programas de entrevistas, de nomes como David Letterman e Oprah Winfrey, passando pelos brasileiros Jô Soares e Marília Gabriela, o “Excast” estreia nesta quinta-feira (04), às 20h. O talk show bilíngue – em português e Libras – será lançado pelo canal digital Explicanção, no YouTube, concebido pela produtora e compositora Bella Nogueira, com episódios apresentados semanalmente, durante todo o mês de abril, sempre às quintas-feiras (o programa será disponibilizado também em formato podcast nas plataformas digitais).

O cenário foi montado no palco da Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, com iluminação aconchegante, contexto minimalista e câmeras com resolução 4K. A direção e apresentação é de Bella Nogueira, a  captação e mixagem de Igor Comerio, edição final e desenho de som de Cainã Morellato e interpretação em Libras de Karina Zonzini.

Do debate, participam artistas e profissionais do cenário musical que já fizeram história, bem como nomes da nova geração, formando um elenco que representa a diversidade e os mais variados estilos musicais – tudo isso entregue ao público com a máxima dedicação ao propósito de garantir acessibilidade.

Da primeira temporada, participam o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), Helder Trefzger; a compositora e escritora indígena Eloá Puri; a compositora e produtora musical Joana Bentes; a drag queen e DJ Úrsula Pussynail; a rapper e atriz Afronta MC; o fonoaudiólogo e professor de canto Marcel Vaccari; o compositor e vocalista da banda Casaca, Renato Casanova; e a intérprete de Libras de festivais e eventos Priscila Muzy.

“Excast” apresenta-se como um programa único que engloba os temas LGBTQIAPN+, feminismo, indígena, negritude, gordofobia, homofobia, xenofobia, misoginia, machismo e o preconceito e “apagamento social” de pessoas surdas. “Desde o início do Explicanção eu sonhava com o dia em que poderíamos, finalmente, entrevistar os nossos convidados ‘cara a cara’ e, de 2022 para cá, eu vinha estudando o ‘Excast’ para cumprir esse papel no canal. Aqui estamos”, afirma Bella Nogueira.

Bella Nogueira recebe Helder Trefzger, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses)Bella Nogueira recebe Helder Trefzger, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses)

Explicanção

Idealizado por Bella Nogueira, o canal digital independente surgiu em 2020, na pandemia de Covid-19, e se consolidou nos anos seguintes focado em difundir música com acessibilidade para a Comunidade Surda brasileira. Bella Nogueira produzia semanalmente episódios para conectar artistas capixabas ao público durante o período de isolamento.

As entrevistas eram, portanto, remotas: os convidados gravavam vídeos contando suas histórias e processos de composição. Bella Nogueira, então, gravava uma apresentação sobre o artista, e os episódios eram montados e lançados com o brilhantismo da interpretação em Libras de Karina Zonzini. Por dois anos, todos os sábados, às 14 horas, um novo artista era apresentado no canal.

Além do “Excast”, o Explicanção também deu origem ao “Exfest” – festival digital do canal – e a produções seriadas, como o “Conexão 027”, sempre defendendo nos seus conteúdos audiovisuais a difusão da música para o público surdo.

A primeira temporada do “Excast” é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria da Cultura (Secult), via Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e também de edital municipal da Secretaria de Cultura e Turismo de Linhares.

Assista ao trailer:

Serviço: