20/05/2021 16h54 - Atualizado em 26/05/2021 14h46

Sônia Cabral recebe exposição ‘Ocupação em 4 tempos’

Exposição contará com obras do artista Fernando Burjato.

O foyer da Casa da Música Sônia Cabral, na Cidade Alta, em Vitória, vai sediar a exposição “Ocupação em 4 tempos”, idealizada pela arquiteta e colecionadora Tatiana Coutinho. A mostra ficará aberta para visitação, respeitando os protocolos sanitários, a partir do dia 26 de maio. A exposição contará com obras do artista visual e doutor Fernando Burjato. Serão apresentadas nove obras feitas, exclusivamente, para a exposição dele na cidade de Vitória.

Particular é uma galeria de arte e design em plataforma digital, que se propõe a abrigar artistas e designers de relevância nacional e internacional, e ainda descobrir e dar oportunidade e espaço para talentos. A curadoria realizada por Tatiana Coutinho, por meio de um olhar particular, traduz a atemporalidade e o ineditismo das peças e dos artistas selecionados para compor o acervo, com o propósito de conduzir ao incomum todos aqueles interessados em experimentar as sensações provocadas pela expressão da criação, seja pela arte ou pelo design, ou quando eles interagem.

A exposição “Ocupação em 4 tempos” foi toda escaneada no sistema mais moderno de realidade virtual para proporcionar uma visita em 3D, por meio do site da galeria particular.art.br, aos que não puderem visitar a exposição fisicamente. Uma ferramenta usada para nos adequar à realidade atual.

Sobre o artista

Fernando Burjato é nascido em Ponta Grossa, Paraná, em 1972, e graduou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em 1994. Em 2020, concluiu seu doutorado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), onde, em 2011, finalizou seu mestrado.

Participou de exposições individuais e coletivas em diversas instituições, entre elas o Centro Cultural São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia (São Paulo), Museu de Arte do Rio (MAR) e Paço Imperial (Rio de Janeiro). Tem obras nos acervos do Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu Metropolitano de Arte (MuMA) e Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR), em Curitiba, além de na Casa Niemeyer, em Brasília. Em 2019, foi premiado na 7ª Bienal Internacional do Pastel, em Nowy Sacz, Polônia.

Fernando Burjato vem informado de certa economia da imagem, parceiro das lições modernas. No entanto, se há precisão, obstinação (“repetir, repetir, até ficar diferente…”), há também aquilo que sobra e excede, gordura presente. Suas bordas e rebarbas afirmam o espaço fora da pintura, exigem uma reflexividade do plano, duvidando da virtualidade da imagem, relembrando a coisidade da tinta. O que excede é mole, se pende, se curva, tem corpo. Não há moldura possível que proteja a pintura do mundo, escondendo as pontas.

Visitação presencial

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e visando à segurança de todos, do público e das pessoas que trabalham na Casa da Música Sônia Cabral, as visitas presenciais poderão ser agendadas de modo prévio pela internet ou pelo e-mail soniacabral.es@secult.es.gov.br. Mais informações pelo telefone (27) 3132-8398.

Para grupos de visitantes espontâneos, de até cinco pessoas, não será necessário o agendamento prévio em uma agenda pelos períodos da manhã e da tarde. Para grupos entre cinco e dez pessoas, o agendamento prévio é obrigatório e será confirmado por e-mail pela equipe da Casa da Música Sônia Cabral. Ambas as visitas deverão ser feitas reunindo, no máximo, dez pessoas e divididas internamente em dois grupos de cinco. Para entrar na Casa da Música Sônia Cabral, será obrigatória a utilização de máscara e álcool em gel.

Regras e recomendações para visitação de grupos

- Para entrar na Casa da Música Sônia Cabral, será obrigatória a utilização de máscara e será disponibilizado álcool em gel para os visitantes;

- Serão atendido grupos de até 10 pessoas;

- Grupo de pessoas podem fazer o agendamento prévio pelo e-mail soniacabral.es@secult.es.gov.br. Mais informações pelo telefone (27) 3132-8398.

- Reiterando que os grupos reunidos de 10 pessoas serão divididos em dois grupos de 05 para serem atendidos por dois educadores, que vão atuar no espaço;

- A Casa da Música Sônia Cabral terá funcionamento das 09h às 17h, de terça a sexta-feira.

Serviço:
Exposição “Ocupação em 4 tempos”
Local: Casa da Música Sônia Cabral, Cidade Alta - Centro de Vitória
Visitação: 26/05 a dezembro de 2021