27/01/2020 10h12

Sônia Cabral recebe adaptação de Romeu e Julieta com marionetes

Música ao vivo, teatro de bonecos e uma dramaturgia feita sob medida para crianças e adolescentes prometem encantar o público em fevereiro.

A Companhia Taruiras Mutantes apresenta a adaptação “Romeu e Julieta” de Willian Shakespeare, nos dias 08 e 09 de fevereiro, às 17h, no Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A partir da manipulação de bonecos e música original executada ao vivo, a Companhia recria de forma lúdica uma das mais famosas histórias de amor do teatro. Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Classificação livre.

“É o grande clássico de Shakespeare: dois jovens de famílias rivais que se apaixonam e tentam unir inimigos em nome do amor. Mas na nossa mão virou um musical com bonecos”. É assim que a Companhia descreve na sinopse da peça, a adaptação de Romeu e Julieta.

Para o diretor Federico Nicolai, a proposta foi criar uma peça que pudesse ser aproveitada por todo mundo: crianças, adolescentes, pais, toda a família. Mas que principalmente, permitisse às crianças e adolescentes adentrassem no universo de Shakespeare. “Queríamos tornar a peça acessível a esse público, fazê-los se interessar e entender o universo de Shakespeare. E acreditamos que os bonecos ajudaram muito nisso. Até agora tem sido bem recebido”, explica.

A peça foi desenvolvida dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur da Costa e Silva, no bairro República, em Vitória, onde o grupo estava realizando oficinas, conversas e sessões de filmes das obras de Shakespeare.

“Em agosto realizamos uma oficina com estudantes de 10 a 15 anos, na qual apresentamos as obras de Shakespeare. E conversando com eles e pedindo suas opiniões fomos desenvolvendo o nosso texto. Foi só após essas duas semanas que concluímos o texto final”, diz Nicolai.

A estreia ocorreu em outubro de 2019, na mesma escola. Em seguida, foram realizadas mais dez apresentações dentro do projeto de circulação de escolas públicas de Vitória, para 1.400 estudantes. “Apresentamos em ruas, refeitórios, pátios, no espaço que as escolas tinham. É interessante por que foi o primeiro espetáculo da companhia que a gente criou pensando em levar para espaços alternativos”, afirma o diretor. O espetáculo também foi apresentado na 15º edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória.

O elenco é formado por Janine Correa, Reginaldo Secundo e Ronaldo Rossman; direção de Federico Nicolai; adaptação de texto por Leticia Braga; e cenário, figurino e criação dos bonecos por Adriano Carraretto. O espetáculo conta com recursos da Lei Rubem Braga.

Quer se apresentar no Sônia Cabral?

Até o dia 29 de fevereiro estão abertas as inscrições de propostas para quem deseja apresentar espetáculos de teatro, dança, circo, música, audiovisual, manifestações das culturas populares e linguagens artísticas integradas no Sônia Cabral, entre os meses de abril e dezembro deste ano.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente através do link informado no ANEXO I do Edital de chamamento para seleção de propostas de programação cultural para ocupação da Casa da Música Sônia Cabral nº 001/2020, disponibilizado no site http://www.secult.es.gov.br, preenchendo devidamente o formulário online.  Clique AQUI: https://forms.gle/DmPqtkDBD5Ns6RN18.

Para mais informações, entre em contato via telefone (27) 3132-8399 ou pelo e-mail: soniacabral.es@secult.es.gov.br

SERVIÇO:

“Romeu e Julieta” da Companhia Taruiras Mutantes

Local: Sônia Cabral

Data: 08/02 (sábado) e 09/02 (domingo)

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)

Texto: Carla Nigro

palaciodaculturasoniacabral@gmail.com