23/01/2020 10h46 - Atualizado em 23/01/2020 15h26

Sônia Cabral abre seleção de propostas para ocupação em 2020

 Edital de Chamamento democratiza uso do espaço cultural

Estão abertas as inscrições de propostas para apresentações no Sônia Cabral, entre os meses de abril e dezembro de 2020. O espaço fica localizado no Centro de Vitória, ao lado do Palácio Anchieta e vai selecionar espetáculos de teatro, dança, circo, música, cultura popular, linguagens artísticas e atividades de formação para ocupar o teatro. O prazo para envio de propostas começa nesta sexta-feira (24) e segue até dia 29 de fevereiro de 2020.

O Edital de ocupação serve para qualquer pessoa física ou jurídica. Além do teatro, todos os outros espaços do Sônia Cabral estão disponíveis para receber propostas de atividades culturais, sendo a sala criativa,  camarins, foyer, hall de entrada e o espaço externo.

  Atualmente o Sônia Cabral é referência para espetáculos de teatro, dança, circo, música, audiovisual, manifestações das culturas populares e linguagens artísticas integradas, e também espaço de ações inovadoras e formativas como fóruns, seminários, oficinas e festivais.

O Edital de Chamamento para Seleção de Propostas tem como objetivo contribuir com a política de transparência e democratização do acesso de artistas e produtores culturais aos equipamentos culturais vinculados a Secult. 

Acesse AQUI o Edital de Chamamento para Seleção de Propostas de Programação Cultural de Ocupação do Sônia Cabral nº 001/2020

Critérios de seleção

Depois de inscrito, o projeto passa por uma análise da comissão julgadora composta por cinco membros, dentre eles, uma equipe técnica da pasta da cultura e artistas. Depois de aprovado, o projeto precisa receber uma nota igual ou maior que 60, numa escala de 0 a 100. Os critérios de avaliação julgam excelência e relevância, o potencial de realização da equipe envolvida, acessibilidade do projeto ao público e o efeito multiplicador que o projeto irá causar.  

Bilheteria

Tendo em vista que a Instrução Normativa 01/2020, é um edital de ocupação do Sônia Cabral, o artista ou coletivo que for selecionado pelo edital poderá cobrar pelos ingressos. Nesses casos, 10% do valor arrecadado com a bilheteria devem ser retidos pelo Sônia Cabral para destinar ao tesouro do Patrimônio do Estado. Esta será a única taxa cobrada aos aprovados. 

O espaço 

  O Sônia Cabral, fica localizado na Praça João Clímaco, no Centro de Vitória. O local é destinado à produção cultural capixaba, nacional e internacional e  conta com um teatro de capacidade para 206 lugares, espaço criativo composto por quatro salas multifuncionais, que podem ser utilizadas para oficinas, ensaios, encontros e apresentações de pequeno porte e formato alternativo. Conta também com dois camarins, nove banheiros, foyer e área administrativa. Todos os espaços se encontram distribuídos nos três andares do edifício.

História

O prédio foi construído em 1906 e abrigava de início, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Em 1912, o prédio foi remodelado pelo arquiteto André Carloni, no Governo de Jerônimo Monteiro (1908- 1912), com a finalidade de ser construir uma sede para Assembleia Legislativa.  Este novo espaço faz parte do Programa de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultural, que é integrante do Plano Estratégico de Ação e Política Cultural do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (secult).

PARA SE INSCREVER, ACESSE:

Edital de Chamamento para Seleção de Propostas de Programação Cultural de Ocupação do Sônia Cabral nº 001/2020

Download

Formulário online 

Clique AQUI: https://forms.gle/DmPqtkDBD5Ns6RN18

Modelo de Termo de Uso

Download

Rider Técnico Sônia Cabral

Download

 

Mais informações:

soniacabral.es@secult.es.gov.br

Tel: 3132-8399

Instagram: soniacabral.es

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard