10/06/2020 11h57

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas elabora guia de orientação de prevenção ao Coronavírus

Recomendações servem para aplicação na rede de bibliotecas públicas municipais do Espírito Santo.

Com o objetivo de orientar gestores e demais equipes de bibliotecas públicas municipais capixabas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES) elaborou o documento "Ações qualificadas de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Para a elaboração do manual, foram convidados diversos representantes de bibliotecas públicas municipais, que integraram um Grupo de Trabalho intitulado “Comissão Especial de Bibliotecas Públicas Municipais do Espírito Santo (CEBPM-ES)” e foi organizado em referências do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e entidades nacionais e internacionais ligadas ao setor.

Acesse o documento na íntegra  AQUI

Segundo a coordenadora Estadual do SEBP-ES, Marcelle da Silva Coelho Queiroz, foi observado, de acordo com os decretos governamentais e municipais, que muitas bibliotecas conseguiram gerenciar o fechamento de seus equipamentos, com servidores trabalhando internamente e oferecendo atividades remotas, através de promoção do seu espaço e ofertando serviços on-line, por meio das suas redes sociais e na internet de maneira geral.

“Nesse momento, devemos começar a pensar em uma série de providências, ainda com a biblioteca fechada, para reabertura futura do espaço, sendo parcial ou total. Precisamos planejar ações antes da reabertura da biblioteca, e avaliar se o retorno pode ser gradual ou imediato, de acordo com a característica de cada biblioteca, que reúne necessidades comunitárias, regionais e suas políticas municipais”, destaca.

De acordo com  a coordenadora, o documento é minucioso nos detalhes caso aconteça um plano de ação de reabertura de bibliotecas de municípios, ou para norteá-las quanto ao que fazer nesse atual momento da pandemia.

“Dispensando questões como distâncias e analisando a importância social de cada equipamento cultural, todas as bibliotecas públicas municipais capixabas deverão evitar ao máximo as chances de infecção e disseminação do Novo Covid-19, pensando na viabilidade dessa reabertura, na segurança das pessoas – equipe de servidores e usuários – além da segurança do seu equipamento cultural”, explica Marcelle da Silva Coelho Queiroz.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627