07/06/2019 16h54 - Atualizado em 10/06/2019 10h17

Sinfônica do ES se apresenta com um dos mais celebrados nomes da música instrumental no brasil

Concerto terá temas de Tom Jobim, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal e Chico Buarque.

Nos próximos dias 12 e 13 de junho, a Orquestra Sinfônica do Estado Do Espírito Santo (Oses), sob a regência do seu maestro titular, Helder Trefzger, vai misturar o clássico e popular no concerto “Mehmari Espetacular”. As apresentações acontecerão no Teatro Glória, em Vitória, às 20h. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória.

O concerto terá a participação especial de um dos mais celebrados nomes da música instrumental no Brasil, o carioca André Mehmari. Ele atuará no concerto como solista, ao piano. O instrumentista também assina os arranjos de obras de Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Chico Buarque. A Oses também interpretará uma peça do músico, inspirada no famoso tango “Odeon”, de Ernesto Nazareth e um movimento de um concerto para piano também escrito por Mehmari.

De acordo com o Maestro Helder Trefzger, “André Mehmari tem se apresentado em vários continentes, tanto em festivais de jazz como ao lado de orquestras sinfônicas. No repertório que apresentará com a Oses, também serão lembrados temas de Villa-Lobos, tudo muito bem feito, com um toque de sofisticação e refinamento. ”

Pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista, André Mehmari nasceu em Niterói-RJ em 22 de abril de 1977. Tornou-se conhecido pelo grande público ao vencer em 1998 o primeiro Prêmio Visa de MPB. Participou como solista em importantes festivais de jazz como o Chivas Jazz, o Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (André Mehmari Trio) e Blue Note Tokyo além de várias turnês nos USA, Europa e Asia.

Apontado como um dos mais originais músicos da cena brasileira e premiado tanto na área erudita quanto na área popular, Mehmari teve suas composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais, de jazz e de câmara, entre eles OSESP, Sinfônica Brasileira, Banda Mantiqueira, Orquestra Experimental de Repertório, Sujeito a Guincho, Quinteto Villa-Lobos. Atuou ao lado de Milton Nascimento, Sérgio Santos, Guinga, Mônica Salmaso, Toninho Horta, Flávio Venturini e Alaíde Costa, entre outros nomes da MPB.

Em 2007 recebeu o prêmio Carlos Gomes na categoria revelação e foi apontado compositor residente para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Criou música orquestral para a abertura oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, teve uma obra estreada pela pianista Maria João Pires, na Europa e uma obra para orquestra sinfônica encomendada pela Deutsche Welle para o Festival Beethoven de Bonn.

Com ‘Nonada’, foi indicado ao Grammy latino em 2008. Em 2010 lançou o álbum ‘Gismontipascoal’ e livro-CD ‘O Brasil não Existe’. Em 2011, lançou em turnê de 20 dias no Japão o CD ‘Afetuoso’ e o CD "Canteiro", seu primeiro álbum de canções. Em 2012 lançou o CD "TRIZ" com Chico Pinheiro e Sérgio Santos e foi artista em residência do projeto Casa de Bamba do Auditório Ibirapuera em São Paulo. Em 2013 lançou o CD "André Mehmari e Mario Laginha ao vivo no Auditório Ibirapuera" e o CD "Angelus, música de câmara de André Mehmari". Entre outros concertos, apresentou recital com obras próprias na Sala São Paulo na série oficial da OSESP e teve sua obra Sinfonia Coral para piano, orquestra e coral encomendada pela OSESP e estreada pela Sinfônica Heliópolis na Sala São Paulo.

Mehmari escreve frequentemente para orquestras sinfônicas, conjuntos de câmara, filmes, balés e assina a trilha sonora e direção musical do Sitio do Pica-pau Amarelo (Rede Globo de Televisão) e do filme “Encantados” da diretora Tizuka Yamasaki. Dono de uma vasta e premiada discografia, André é apaixonado pelas artes, literatura e fotografia. É autor de várias fotos e vídeos de seus trabalhos, e é letrista em muitas de suas canções (como em “Fantasia Gabriela”, encomenda da Sinfônica da Bahia para as comemorações do centenário de Jorge Amado em 2012).

Em 2014 apresentou-se na Argentina, Suiça, Itália, Holanda e em Nova Iorque, cidade onde também ministrou workshop sobre sua própria obra na Columbia University. Em 2015 foi compositor residente da Miami Symphony com a estreia mundial de seu Concerto para Dois Pianos e Orquestra. Em 2017 estreou no Teatro Colón de Buenos Aires e no Festival Internacional de Jazz de Buenos Aires.

SERVIÇO:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

12 e 13 de junho, 20h no Centro Cultural Sesc Glória

Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro, Vitória - ES

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$5 (meia). Disponíveis na bilheteria do teatro

PROGRAMA: MEHMARI ESPETACULAR

12 e 13 de junho, 20h, Teatro Glória

André Mehmari –Variações Concertantes sobre um tema de Ernesto Nazareth

Tom Jobim/Chico Buarque – Eu te amo (Arr. André Mehmari)

Hermeto Pascoal/Egberto Gismonti – Bebê/Frevo e Lôro (Arr. André Mehmari)

André Mehmari – Andante, do Concerto Chorado

André Mehmari – Suíte Jogos Panamericanos Rio 2007 (Encontro das Águas e A Energia do Sol)