16/07/2019 15h19

Sinfônica do ES se apresenta com maestro paulista Cláudio Cruz

Repertório inédito inclui o ciclo completo da obra ‘Minha Pátria’, do compositor tcheco Bedřich Smetana.

No próximo dia 25, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), sob a regência do maestro convidado, Cláudio Cruz, vai apresentar a Série Concertos Sinfônicos. A apresentação única acontecerá no Teatro Sesc Glória, em Vitória, às 20h. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro Sesc Glória ou pelo telefone: (27) 3232-4750.

O tema da apresentação é a obra ‘Ma Vlast’, que em tcheco significa Meu país.  Trata-se de um ciclo de seis poemas sinfônicos de inspiração nacionalista, escrito entre 1874 e 1879, que retrata as paisagens naturais, as lendas e histórias da Boêmia. Através da música, o compositor evoca o esplendor e destruição da Fortaleza de Vysehrad, segue o curso do rio Moldava numa das mais famosas melodias, um verdadeiro hino à natureza, atravessa a lenda de Sárka que se vinga do amante infiel, mergulha nos bosques da amada Boêmia, passa pelo acampamento dos hussitas em Tábor e termina com a lenda dos guerreiros que descem da montanha de Blaník para salvar a pátria.

O maestro

Destaque para o maestro convidado, Cláudio Cruz, um dos principais nomes da música clássica no Brasil. É Regente Titular e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Jovem do estado de São Paulo (OSESP).

Tem atuado como regente convidado de orquestras como a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy, Hiroshima Symphony, Svogtland Philharmonie (Alemanha), Jerusalém Symphony, Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), entre outras.

No Brasil, regeu a OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica do Paraná, Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro etc.

Participou de Festivais de Música no Brasil como Regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Campos de Jordão em 2010 e 2011, e no exterior, do Festival de Verão da Carinthia (Áustria) e Festival Internacional de Música de Cartagena (Colombia) onde atuou como camerista e Regente Convidado da OSESP.

Foi regente titular da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2018), Diretor Artístico do Núcleo de Música Erudita da Oficina de Música de Curitiba de 2015 a 2017, regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Orquestra de Câmara Villa-Lobos. Com essas orquestras gravou CDs com obras de Carlos Gomes, Beethoven, Mozart, Tom Jobim e Edino Krieger.

Atuou como Diretor Artístico e Regente nas montagens das óperas Lo Schiavo em Campinas, Don Giovanni em São Paulo e Campinas, e Rigoletto e La Bohème em Ribeirão Preto. Cláudio Cruz foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards entre outros.

“MA VLAST – MINHA PÁTRIA”

Obras de: Smetana

Regência: Maestro Cláudio Cruz

Data: 25 de julho

Horário: 20h

Local: Centro Cultural Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro – Vitória, ES. Tel. (27) 3232-4750

INGRESSOS: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro. Telefone: (27) 3232-4750

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac