06/12/2018 11h09

Sinfônica do ES encerra Temporada de Concertos com Sinfonia de Brahms

PREMIADO PIANISTA ALEYSON SCOPEL SERÁ O SOLISTA DA NOITE

Nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, às 20h, no Sesc Glória, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, sob a regência do seu Maestro Titular, Helder Trefzger, fará o último concerto das séries Quarta e Quinta Clássicas, dentro da Temporada 2018. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro - tel. (27) 3232-4750.

O destaque da apresentação é a Sinfonia n.º 4, do compositor alemão Johannes Brahms, considerado um dos principais nomes do romantismo na música clássica. Essa obra, escrita em 1885, é considerada o ápice de sua produção sinfônica.

Destaque também para a participação do solista Aleyson Scopel. Conhecido por seu perceptivo lirismo e sobriedade técnica, o pianista Aleyson Scopel percorre as mais importantes salas de concerto do Brasil, frequentemente à frente de suas principais orquestras, incluindo as Sinfônicas Brasileira, de São Paulo, Bahia, Porto Alegre, Espírito Santo e as Filarmônicas de Minas Gerais e do Amazonas.

No exterior, foi solista convidado da Springfield Symphony e da New England Conservatory Symphony Orchestra nos Estados Unidos, da Wollongong Symphony na Austrália e da Orquestra do Norte de Portugal. Apresentou‐se ainda como camerista e recitalista nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Salas de concerto incluem Carnegie (Weill) Hall (Nove Iorque), Jordan Hall (Boston), Steinway Hall (Londres), Palau de la música catalana e Reial Cercle Artístic (Barcelona), Conservatório de Atenas (Grécia), Sala São Paulo, Sala Cecília Meireles e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Detentor dos prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro, foi laureado em diversos concursos internacionais, tais como William Kapell, Villa-­Lobos, Corpus Christi, Kingsville e Southern Highlands International Piano Competition.

Além das obras‐primas dos grandes compositores do repertório pianístico, Aleyson possui ávido interesse por peças contemporâneas que traduzem a modernidade idiomática do instrumento. No momento, dedica-se a gravar para o selo Grand Piano, da Naxos, a integral das Cartas Celestes do compositor brasileiro Almeida Prado, que dedicou o XV volume da série a Scopel.

Os primeiros acordes de Aleyson ao piano foram com 14 anos de idade, para pouco depois formar-­se com a mais alta distinção no New England Conservatory of Music, em Boston. Estudou na classe da professora Patricia Zander e recebeu da instituição o prêmio Blüthner. No Brasil, prosseguiu orientado por Celia Ottoni e Myrian Dauelsberg.

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUANDO: DIAS 12 e 13/12

HORÁRIO: 20h

ONDE: TEATRO SESC GLÓRIA