Sexta edição do Vitória Ópera Estúdio começa em julho e firma colaboração com renomado diretor italiano Marco Gandini
Com o patrocínio master da Shell, coordenação de Livia Sabag e Gabriel Rhein-Schirato, o Vitória Ópera Estúdio, programa de formação e aperfeiçoamento para estudantes e profissionais da área de ópera, chega à sua sexta edição.
O projeto acontecerá entre os dias 1º e 17 de julho na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, e terá como objeto de estudo a ópera cômica “La Molinara”, de Giovanni Paisiello.
Serão oferecidos quatro módulos: interpretação musical e cênica, regência, direção cênica e correpetição. As aulas serão ministradas pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato, pelo pianista Fabio Bezuti e pelo diretor cênico italiano Marco Gandini, colaborador convidado que retorna ao projeto pelo segundo ano consecutivo.
Com inscrições já encerradas, o 6º VOE concederá 20 bolsas de estudos para alunos das cinco regiões do Brasil.
A conclusão do programa será a apresentação de duas récitas nos dias 16 e 17 de julho, às 20h, da montagem da ópera cômica “La Molinara”, com direção cênica de Marco Gandini, na série Quarta e Quinta Clássica da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).
“Este é o nosso terceiro ano de parceria com o Festival, que já se consolidou como um dos principais festivais de música de concerto do País, sempre contribuindo para o crescimento e manutenção desta área cultural. Essa parceria é um reflexo da nossa agenda de patrocínios culturais que reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão” – comenta a gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil, Alexandra Siqueira.
Sobre o VOE
Pioneiro no Brasil, o VOE foi um dos primeiros programas nacionais intensivos de especialização voltados para artistas do campo da ópera. Suas edições anteriores contaram com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior, como os preparadores vocais e professores de dicção Jocelyn Duek e Fabio Bezuti, os encenadores Marco Gandini, Livia Sabag e Marc Verzatt, o maestro Gabriel Rhein-Schirato, o cenógrafo Nicolás Boni, o jornalista João Luiz Sampaio, e os cantores Maria Russo e Fernando Portari.
Sobre a obra
L’Amor constrastato, ossia, La Molinara, conhecida também somente como La Molinara, é um dramma giocoso do compositor Giovanni Paisiello, com libreto de Giuseppe Palomba. Estreou em 1788 em Nápoles, no Teatro di Fiorentini. Paisiello foi um dos compositores italianos mais profícuos de sua época, tendo escrito cerca de noventa óperas.
La Molinara, uma de suas obras mais conhecidas, conta a história de Rachelina (soprano), uma linda moleira que é cortejada por três rapazes, os dois pequenos nobres Don Calloandro (tenor) e o Don Rospolone (baixo), e o tabelião Pistofolo (barítono). Os dois fidalgos usam Pistofolo (barítono), um homem simples e de bom coração, para apresentar os seus respeitos à moleira. Ela, no entanto, apaixona-se pelo tabelião, deixando os outros dois furiosos. A obra é um exemplo típico de commedia per musica napolitana, e sua trama é cheia de confusões que envolvem também os outros quatro personagens: a baronesa Donna Eugenia (soprano), a camareira Amaranta (soprano) e o servo Don Luigino.
Sobre os professores
O encenador italiano Marco Gandini foi colaborador de dois dos maiores diretores cênicos da atualidade, Franco Zeffirelli e Graham Vick. Trabalhou em dezenas de produções nas principais casas de ópera da Itália como o Teatro alla Scala, Ópera de Roma, Teatro, Arena em Verona, Teatro La Fenice em Veneza, entre outros. Atuou também em companhias de ópera internacionais como The Metropolitan Opera House em Nova York, Washington e Los Angeles Opera, NNT em Tóquio, Royal Opera House em Londres, Teatro Real em Madrid, Teatro Liceu em Barcelona, Teatro Marinsky em São Petersburgo, Teatro Kremlin em Moscovo e o Theatro Municipal de São Paulo.
Além de sua brilhante carreira internacional como diretor cênico, a trajetória de Gandini se destaca também pelo seu trabalho como formador, tendo ensinado na Accademia del Teatro alla Scalla por 15 anos, na Showa University of Music de Tóquio por 20 anos, dentre outras renomadas instituições.
Gabriel Rhein-Schirato é graduado em piano e regência na Universidade de São Paulo (USP), com especialização e pós-graduação na Alemanha. Considerado um dos mais importantes profissionais do campo da ópera no Brasil, atuou em montagens de grandes teatros como Teatro Municipal de São Paulo, Teatro da Paz, de Belém, e o Palácio das Artes, de Belo Horizonte, além de coordenar projetos de formação de artistas e a criação de novas óperas.
Fabio Bezuti é pianista e preparador vocal, se apresentou e lecionou em instituições como Teatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Fundação Clóvis Salgado, Festival de Música Erudita do Espírito Santo, Vitória Ópera Estúdio, Festival Amazonas de Ópera, Festival de Ópera San Luis Potosí (México), Castleton Festival, Crested Butte Music Festival, CoOPERAtive, Manhattan School of Music, Westminster Choir College e Carnegie Hall (EUA), Accademia Vocale Lorenzo Malfatti, Florence Voice Seminar e La lingua della Lirica (Itália), L’art du Chant Français (França) e Teatre Municipal de Girona (Espanha).
“Este é o nosso terceiro ano de parceria com o Festival, que já se consolidou como um dos principais festivais de música de concerto do País, sempre contribuindo para o crescimento e manutenção desta área cultural. Essa parceria é um reflexo da nossa agenda de patrocínios culturais que reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão”, comenta Alexandra Siqueira.
Ficha Técnica:
Idealização: Livia Sabag e Tarcísio Santório
Coordenação pedagógica: Livia Sabag e Gabriel Rhein-Schirato
Direção cênica: Marco Gandini
Direção musical: Gabriel Rhein-Schirato
Pianista preparador: Fabio Bezuti
Assistente de Direção: Tamara Lopes
Patrocínio Master: Shell
Realização: Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura
Serviço:
13º Festival de Música Erudita do Espírito Santo
6º Vitória Ópera Estúdio apresenta: “La Molinara”
Aulas: 1 a 15 de julho
Apresentações: 16 e 17 de julho, às 20h
Local: Casa da Música Sônia Cabral
Entrada gratuita
Informações à imprensa:
Orquestra Sinfônica do Estado Espírito Santo
Erika Antônia Piskac
Telefone: (27) 99283-1081
E-mail: comunicacao.coes@gmail.com
Instagram: @sinfonicaes
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br