18/04/2017 15h07

Sesi Arte Galeria: novo espaço cultural do Estado vai mesclar arte e indústria

Na avenida mais movimentada de Vitória, no coração econômico da capital, nasce o mais novo centro cultural do Estado. O Sesi Arte Galeria foi inaugurado nessa segunda-feira (18), com a presença de diversas autoridades e artistas capixabas. Durante a cerimônia, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, destacou os investimentos feitos em cultura e educação durante sua gestão. “Entendemos que esses investimentos beneficiam o cidadão e tornam a indústria mais competitiva. A galeria é um presente para Vitória e para o Estado”, disse.

Já o superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, reafirmou a missão da entidade de proporcionar cultura e lazer não apenas para trabalhadores da indústria, mas para toda sociedade. “O espaço servirá a alunos e à população de uma forma geral. Entregaremos uma estrutura multiuso que vai possibilitar a integração de dois setores tão distintos, cultura e indústria, porém tão importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, prestigiou o evento e parabenizou a gestão focada na educação e cultura. “Esse espaço tem muito valor pelo que pode representar no diálogo com a educação. Além disso, esse espaço tem também muito valor pela sua localização estratégica”, disse.

O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, João Gualberto Vasconcellos, afirmou que a inauguração Sesi Arte Galeria mostra o quanto a indústria capixaba está alinhada com a criatividade e a inovação. “ É um momento de dupla celebração. Pela inauguração de um espaço dedicado às artes e também pela indústria capixaba demonstrar que caminha na direção da inovação e por alimentar a criatividade”, disse. 

O Sesi Arte Galeria funcionará como um local versátil e qualificado tanto para receber as obras de artistas do Espírito Santo quanto para proporcionar ao público a oportunidade de conhecer trabalhos nacionais e internacionais. A sala tem aproximadamente 800 m2 e conta com iluminação e acessibilidade adequadas.

  A exposição de abertura destaca o caráter inovador do Sesi Arte Galeria: o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica traz uma mostra concebida para se adequar às características e dimensões do novo local e permitir a interatividade com as obras. Batizada de FILE Vitória 2017: Toque Aqui, a exposição reúne obras de artistas de 14 países, além do Brasil: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos França, Inglaterra, México, Portugal, Sérvia e Suécia. São oito instalações interativas, quatro games e 20 animações.

Serviço

File Vitória 2017: Toque Aqui

Local: Sesi Arte Galeria

Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, térreo – Ed. Findes, Santa Lúcia – Vitória/ES

Período: 18 de abril a 11 de junho

Visitação: de terça a domingo, das 10 às 20 horas

Entrada gratuita

Mais informações: file.org.br 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard