01/10/2025 17h29

Seminário ‘Barro: Da Terra à Terra’ acontece em outubro no Parque Cultural Casa do Governador

Omar Salomão, diretor curatorial do Parque Cultural Casa do Governador.

O Parque Cultural Casa do Governador recebe, nos dias 23 e 24 de outubro, o seminário “Barro: Da Terra à Terra”, encontro que propõe uma imersão teórica e prática nas poéticas da terra como matéria e metáfora da regeneração, da resistência e da memória coletiva. A programação contará com mesas de debate, oficinas, feira de artesãos e paneleiras, lançamentos de livros e apresentações artísticas.

Com curadoria de Omar Salomão, diretor curatorial do Parque Cultural Casa do Governador, o seminário busca tensionar as fronteiras entre arte, território e ancestralidade. Escritor e organizador de diversos livros, como Flutua sobre as Ruínas, Flutua (Cobogó, 2022), Omar é também artista, compositor, designer, cenógrafo e doutorando em literatura e arte pela Universidade de Harvard.

“Falar de Barro é falar de água e fogo, é falar de terra, da Terra. É falar de tempo: do que se passou, do que se misturou nesse chão que nos sustenta, das ruínas que se erguem entre nós, do agora: de abrigo, de descanso, de proteção, de criação, do que está por vir”, afirma Omar Salomão.

A programação inclui oficinas como a de forno de buraco, conduzida por Henrique Nascimento, e o Sururu com lama, com Maykon Nascimento, além de vivências no Vale do Mulembá e nas Paneleiras de Goiabeiras. A Feira Curva reunirá ceramistas e paneleiras locais, fortalecendo a circulação de saberes e práticas comunitárias.

O seminário ainda terá momentos culturais de destaque, como o lançamento dos livros A Floresta de Cristal, de Eduardo Viveiros de Castro, e A Chuva Desmancha Todos os Fatos, de Déborah Danowski; a apresentação musical de Barro com participação de Ada Koffi;

A retirada de ingressos será aberta no dia 13 de outubro, ao meio-dia, pela plataforma Inti.

Serviço

Seminário “Barro: Da Terra à Terra”
Evento com mesas de debate, oficinas, feira de artesãos e paneleiras, lançamentos de livros e apresentações artísticas
Data: 23 e 24 de outubro
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Ingressos gratuitos: retirada a partir do dia 13 de outubro, às 12h, no link da bio do Instagram do Parque (@parqueculturalcasadogovernador)

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, Shell, Itaú, Banestes e da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
melissa@parquecasadogovernador.com.br

Matheus Nobre

Matheus.nobre@parquecasadogovernador.com.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard