Semana de poesia em cineclube e roda de leitura na Casa Cousa
O CineCaverna, cineclube da Editora Cousa, exibe, nesta quarta-feira (08), às 19h, o filme colombiano Um Poeta. A sessão é uma parceria com o cineclube El Caracol e será na Casa Cousa, localizada na rua Duque de Caxias, no Centro de Vitória. A obra audiovisual, que foi lançada em 2025, tem direção de Simón Mesa Soto e coprodução internacional entre Colômbia, Alemanha e Suécia. Também nesta semana, na quinta-feira (09), às 18h30, haverá roda de leitura do livro Os Dias Ímpares, de Sérgio Blank.
As atividades fazem parte da programação contemplada por meio do Edital nº 03/2025 - Espaços Culturais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PANB), do Ministério da Cultura, Governo Federal.
A história de Um Poeta se passa na cidade colombiana de Medellín. Seu personagem principal é Óscar Restrepo, um escritor desiludido diante da falta de reconhecimento de sua carreira literária. No entanto, ao conhecer uma jovem chamada Yurlady, que, assim, como ele, escreve poesias, se enche do desejo de transmitir algo antes que seja tarde, passando a orientá-la e a se reencontrar com a própria arte.
Na mesma semana, nesta quinta-feira (9), irá acontecer uma roda de leitura sobre o livro Os dias ímpares, de Sérgio Blank, às 18h30. A obra foi lançada pela Editora Cousa e trata-se de uma coletânea dos livros Estilo de ser assim, tampouco (1984), Pus (1987), Um, (1988), A Tabela Periódica (1993), Vírgula (1996) e dois poemas avulsos: A torto e a direito e aos que mordem sem latir.
Sérgio Blank
Nascido em Cariacica, no ano de 1964, Sérgio Blank, faleceu há seis anos. Foi um dos maiores poetas do Espírito Santo. Entre os anos 80 e 90 publicou seis livros. De 1996 a 2019 não chegou a publicar obras inéditas, rompendo esse hiato com o lançamento de Blue Sutil, uma coletânea de textos que vinha publicando em suas redes sociais. Outro ponto marcante de sua trajetória foi o lançamento de Safira, sua única obra infantil.

“Será uma semana marcada pela poesia, com um filme que traz a história de um poeta fictício que, embora desiludido, acredita que pode contribuir para a formação de uma nova geração de poetas, e com a leitura de um livro de um poeta da vida real, que é o Sérgio Blank. Rememorar esse escritor também é falar de esperança, é fazer com que suas obras continuem a circular, inclusive entre os mais jovens, que podem tê-lo como referência na literatura”, diz o coordenador da Casa Cousa, Saulo Ribeiro.
Serviço
CineCaverna – Exibição e roda de leitura
Data: 08/04 (quarta-feira)
Horário: 19h
Exibição do filme Um Poeta (Colômbia, 2025), dirigido por Simón Mesa Soto
Parceria com o cineclube El Caracol
Roda de leitura do livro Os Dias Ímpares, de Sérgio Blank
Data: 09/04 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Casa Cousa – Rua Duque de Caxias, Centro de Vitória
Entrada: gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br