15/06/2018 16h05 - Atualizado em 15/06/2018 16h13

Secult publica Editais da Cultura 2018 no próximo dia 20 de junho

Artistas, produtores culturais, empreendedores criativos e outros agentes da cultura lotaram o Palácio da Cultura Sônia Cabral para assistir ao lançamento dos Editais da Secult 2018 na tarde desta quinta-feira (14/06). Uma das informações que foram anunciadas durante o evento foi que o Edital 2018 será publicado no dia 20 de junho (quarta-feira), no site da Secult, e as inscrições começam no dia 22 (sexta-feira) do mesmo mês.O evento fez parte da programação do III Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura.

O lançamento começou  com a fala da secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Andrezza Rosalém, que enfatizou como os Editais de Cultura, em parceria com o Programa de Ocupação Social, contribuem para diversos projetos, nos quais participam crianças, adolescentes e jovens residentes nos bairros atendidos pela iniciativa do Governo do Estado.

O secretário de Estado de Direitos Humanos (Sedh), Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda, também ressaltou como os Editais geram oportunidades como forma de incentivo para as comunidades e melhorando as condições de inclusão social. Em seguida, a fala do secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, que deu destaque ao aumento do valor dos Editais este ano, que totalizam um investimento de mais de R$ 10 milhões com recurso do Funcultura, R$ 3.340 milhões com recursos de parceria com a SEDH e SETADES , além da parceria para co-investimento com o Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine (FSA), para os Editais do Audiovisual. Após a fala do secretário, a gerente do Funcultura, Catarina Linhales, apresentou as novidades sobre as inscrições no Edital, além de tirar dúvidas com o público presente.

As inscrições para os Editais 2018 começam a partir do dia 22 de junho. Acompanhe sempre o site da Secult para outras informações: http://www.secult.es.gov.br/

Não sabe como inscrever seu projeto? Vá às oficinas!

Com o objetivo de garantir o amplo conhecimento e o acesso de toda a população aos  editais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também vai promover, a partir do próximo mês, oficinas gratuitas para capacitar os interessados em participar dos Editais de Cultura 2018. Os encontros estão sendo organizados pela equipe do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Além de informar aos interessados sobre os Editais – condições de participação, critérios de seleção, prazos de execução e valores dos prêmios – as oficinas vão servir para esclarecer dúvidas sobre a melhor adequação e orientar o público a documentação necessária para a inscrição e como preenchê-la.

Os Editais da Cultura são realizados há 10 anos com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e têm contribuído para a formação artístico-cultural e incentivado a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usam o conhecimento, a criatividade e as próprias tradições como principais recursos. A cada ano essa política pública tem se fortalecido.

Informações à imprensa:

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz