Secult promove reunião com setor audiovisual para debater novo investimento do Fundo Setorial da Ancine

A Secretaria da Cultura (Secult) realiza, no próximo dia 27, a reunião aberta “Arranjos Regionais – Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine”, com o objetivo de apresentar e debater o processo de implementação dos recursos da iniciativa no Espírito Santo. O encontro é aberto e será realizado das 17h às 19h, no auditório do Hub, no Centro de Vitória.
A ação faz parte de um programa nacional que prevê um investimento de R$ 300 milhões, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O Arranjos Regionais é uma política que articula recursos federais do audiovisual com recursos estaduais. Ou seja, os entes devem propor recursos próprios em contrapartida aos recursos do FSA que estão sendo disponibilizados, para que, combinados, esses valores sejam investidos em um plano de desenvolvimento audiovisual.
Durante o evento, a Secult apresentará as diretrizes da chamada pública e abrirá espaço para o debate coletivo, visando construir, com a sociedade civil e ao setor audiovisual capixaba, a proposta do Estado para o programa. A participação social é considerada estratégica nesse processo, integrando assim uma ampla mobilização de escuta e construção coletiva.
Para que os recursos sejam efetivamente distribuídos entre os estados, órgãos e entidades públicas culturais – como a Secult, além de demais secretarias e empresas públicas – precisarão participar do edital Arranjos Regionais, em articulação direta com o MinC.
Do total de recursos disponíveis, 30% serão destinados aos estados das regiões Sul e Sudeste, incluindo o próprio Espírito Santo e Minas Gerais. Rio de Janeiro e São Paulo, por decisão do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), já foram contemplados de forma direta com R$ 100 milhões para cada estado, por isso não participam deste processo seletivo. Já os 70% restantes beneficiarão as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como forma de promover maior equilíbrio na distribuição de investimentos no setor audiovisual.
Esta reunião terá transmissão ao vivo online pelo canal da Secult no Youtube: https://www.youtube.com/@Secultespiritosanto
Saiba mais no link do Ministério da Cultura (MinC). AQUI
Serviço:
Reunião aberta "Arranjos Regionais – Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine”
Data: sexta-feira, 27 de junho.
Horário: 17h às 19h.
Local: HUB ES+ ,Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória.
Entrada aberta.
Esta reunião terá transmissão ao vivo online pelo canal da Secult no Youtube: https://www.youtube.com/@Secultespiritosanto
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br