13/04/2022 16h58 - Atualizado em 13/04/2022 17h49

Secult participa do Dia Mundial da Criatividade em evento especial na Serra

Apresentação da LICC e a palestra “A Criatividade como Vetor do Desenvolvimento Econômico” estão entre as atividades presenciais e gratuitas.

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, diversas cidades do Brasil e do mundo vão celebrar o World Creativity Day - Dia Mundial da Criatividade.  No Espírito Santo, a data será lembrada em um evento no Shopping Mestre Álvaro, na Serra.  E a Secretaria de Cultura (Secult), participa da ação promovendo a palestra “A Criatividade como Vetor do Desenvolvimento Econômico”, na quarta-feira (20), às 18 horas. A equipe da Secretaria também fará a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), na sexta-feira (22), às 17h.

Os encontros são gratuitos e acontecem dentro do espaço Hub Criativo Molaa que receberá palestras e oficinas (ver link de inscrição na matéria abaixo).

A Secult está entre os apoiadores do evento por meio do Programa ES+Criativo. programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado e coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult.

Criatividade como Vetor do Desenvolvimento Econômico

Durante a palestra Criatividade como Vetor do Desenvolvimento Econômico, ministrada por Leonardo Lopes - jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) órgão parceiro do evento - será feita uma conexão com o Projeto Hub Criativo Virtual, que atua na criação de um ambiente virtual voltado para o desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo.

O Hub Criativo virtual pretende criar redes de colaboração entre os coletivos, ajudar na produção de conteúdos de comunicação e divulgação e oferecer capacitações, por meio de mentorias e oficinas. Leonardo Lopes, um dos coordenadores do projeto, será o porta-voz das iniciativas que buscam acolher o capital intelectual e conectá-lo às atividades econômicas que evoluem para o desenvolvimento dos territórios e coletivos criativos.

> As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

Apresentação da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC)

Com o objetivo de promover o conhecimento da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) a empresas, empreendedores e demais fazedores de cultura de todo o Estado, as representantes da Gerência de Incentivo à Cultura - GIC, da Secult, Yasmin Garcia Piovezan Leite e Maria Emilia Fernandes Moça Vasconcellos vão apresentar o passo a passo, os dados e números da Lei, como a previsão de R$ 10 milhões a serem investidos, além de ouvir dúvidas e sugestões do público.

“A LICC é um instrumento estratégico para impulsionar os empreendimentos culturais e o desenvolvimento do mercado cultural. A ideia é difundir esta ferramenta e torná-la acessível a todos”, pontua Maria Emilia.

A LICC permite que agentes e grupos culturais recebam patrocínio de empresas contribuintes do ICMS e, em contrapartida, tais empresas terão um crédito presumido, podendo abater do imposto a ser pago. Os projetos serão apresentados à Secult, que após aprovação, permitirá que os proponentes procurem as empresas em busca de patrocínio. Caso a empresa demonstre interesse, o recurso será depositado diretamente ao proponente, que prestará contas ao final do projeto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

Integração mundial

Na Serra, o Dia Mundial da Criatividade será comemorado com cerca de 35 atividades presenciais e on-line. As atividades acontecerão em 05 locais diferentes, entre eles, o Shopping Mestre Álvaro que receberá apresentações culturais. Todas as atividades seguirão as normas sanitárias obrigatórias. Realizado desde 2014, o World Creativity Day adotou um formato descentralizado a partir de 2018 e, desde então, tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, com a participação de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros que ajudam a construir uma programação inédita e totalmente gratuita.

Com o tema "Celebrar a Vida", o evento que está em sua 5ª edição contará com a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e on-line) com uma expectativa de público total de 100 mil pessoas. A data que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

As atividades deste ano se organizam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação contempla diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, exposições, workshop e shows.

Serviço:

Dia mundial da Criatividade

Palestra “A Criatividade como Vetor do Desenvolvimento Econômico”, com Leonardo Lopes

Data: 20/04 (quarta-feira)

Horário:18 horas.

Apresentação da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC)

Data: 22/04 (sexta-feira)

Horário: 17 horas.

Local: Hub Criativo Molaa, Shopping Mestre Álvaro, Piso L2Av. João Palácio, 300 - Eurico Sales, Serra.

Confira a programa geral com as atrações culturais, oficinas e palestras no link: www.diamundialdacriatividade.com.br

Ingressos gratuitos ficarão disponíveis até a véspera da abertura oficial e poderão ser retirados pelo site: https://www.worldcreativityday.com/brazil/serra/activities

Contato:

World Creativity Organization - contact@worldcreativityday.com - (11) 9 7424-1152

Márcia Ameenah – marciaameenah@gmail.com – 27-99933.4202

Sobre o World Creativity Day