Secult participa do 1º Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som em São Paulo
A Secretaria da Cultura (Secult) marcou presença no 1º Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Paulo. O evento contou com mesas, debates e grupos de trabalho, com participação de diversas autoridades do setor cultural nacional e representantes de museus da imagem e do som de todo o país. O encontro foi um grande intercâmbio que possibilitou trocas de ideias e experiências em torno da integração dos espaços museológicos e da importância de seus acervos.
Representando a Secult, estiveram presentes no fórum a gerente de Memória e Patrimônio, Patricia Bragatto, e a museóloga Paula Nunes Costa, que também coordena a Midiateca Capixaba – um dos destaques da participação da secretaria no evento. Ambas foram convidadas para compartilhar as experiências em torno desse programa do Governo do Espírito Santo, levando em conta sua diversidade de suportes, com o objetivo de preservar e difundir os acervos da cultura do estado.
“A partir de agora, passamos a integrar o fórum, representando o Espírito Santo. Isso porque o projeto da Midiateca Capixaba se encaixa perfeitamente com a realidade de outros estados. Para nós, foi uma grande satisfação a oportunidade de demonstrar nossa experiência, falar sobre como tem sido disponibilizar esse acervo ao público, contribuindo com o acesso da comunidade em geral, inclusive na pesquisa”, ressaltou Paula Nunes.
Contando com o envolvimento de diferentes profissionais do setor, sobretudo de espaços com amplos acervos audiovisuais, a ocasião foi marcada por debates diversos em torno das especificidades necessárias à gestão, à preservação e à difusão desses acervos. Além da solenidade de abertura, no primeiro dia foi apresentado aos presentes um panorama sobre a atuação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP).
No segundo dia, foi realizada a mesa da qual participou a museóloga Paula Nunes, ao lado de outros profissionais da área de museus e preservação audiovisual. No mesmo dia, à tarde, debateu-se sobre uma carta de intenções visando à organização do grupo como um comitê para diálogos e pleito de necessidades da área, a ser entregue às instituições e aos demais órgãos responsáveis pelas políticas públicas relacionadas aos acervos.
Por fim, o último dia voltou-se à conclusão dos debates acerca da carta de intenções. Além disso, foram apresentadas as definições sobre os grupos de trabalho em que cada participante atuará — Paula Nunes, por exemplo, integra do GT de Preservação, enquanto Patricia Bragatto está no GT de Comunicação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583