22/04/2019 11h57 - Atualizado em 22/04/2019 12h30

Secult lança Gabinete Itinerante e Escritório Avançado em Conceição da Barra

A ideia é aumentar a presença das políticas públicas de cultura no interior do Estado.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança na terça-feira (23) o Escritório Avançado da Secretaria e o Gabinete Itinerante em Conceição da Barra. A ideia é descentralizar as políticas públicas da área de cultura e aumentar a capilaridade e os acessos dos fazedores culturais.

O Gabinete Itinerante passará pelas quatro macrorregiões do Espírito Santo promovendo diálogos. Já o Escritório Avançado é a primeira base externa da Secult e funcionará em dias úteis das 8h às 17h.

“O Governo do Estado tem papel fundamental na parceria com os municípios e na integração e valorização da cultura em todo território capixaba, não só no financiamento de projetos, grupos, eventos e reformas, como já vem fazendo, mas também na articulação de ideias e tecnologias sociais que possam incluir políticas culturais nas pautas dessas cidades”, explica o secretário Fabricio Noronha.

Gabinete Itinerante

O Gabinete Itinerante da Cultura é uma ação ligada à construção da política de desenvolvimento regional do governo do Estado. Além disso, faz parte das metas do Plano Estadual de Cultura criar políticas que intensifiquem a presença da secretaria no interior do Estado. A princípio, o gabinete passa pelas quatro macrorregiões, mas deve chegar a todas as dez microrregiões do Estado.

A primeira agenda acontece em Conceição da Barra, na região norte. A segunda, dia 3 de maio, será realizada em Cachoeiro de Itapemirim e contemplará toda a região sul. Dia 14 de maio, a região central do Estado será atendida em João Neiva. Já no dia 23 de maio, o Gabinete Itinerante chega a Santa Teresa, macrorregião metropolitana.

Na agenda aberta para a sociedade civil estão previstas capacitações e atendimento ao público. Nas cidades, a equipe da Secult também se reunirá com as equipes das prefeituras.

A Secult já começou a colher informações sobre as demandas do interior em um formulário online. Contribua com sua sugestão: http://bit.ly/2Uigd3U

Escritório Avançado

O primeiro Escritório Avançado ficará localizado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Conceição da Barra, e o responsável é o servidor Herialdo Plotegher, que já gerenciou as políticas de diversidade e cidadania da Secult.

Plotegher afirma que a articulação com os municípios do norte é prioritária para valorização do patrimônio material e imaterial da região. “O Ticumbi, por exemplo, é único no mundo e só existe no Sapê do Norte”, comenta.

Mesmo baseado em Conceição da Barra, o escritório estará aberto para todos os municípios da região tanto na articulação institucional, que envolve o poder público local, quanto na articulação com fazedores de cultura. A ideia é ampliar as políticas nos municípios, inclusive dando assistência em projetos.

Serviço:

Gabinete Itinerante da Cultura

Auditório da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra

Praça Prefeito José Luiz da Costa, nº 01, Centro, Conceição da Barra

23 de abril às 19h

Escritório Avançado da Secretaria de Estado da Cultura

Rua Coronel Vindilino Mattos de Lima, s/nº, Centro, Conceição da Barra

Ponto de Referência: Próximo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr Mario Vello Silvares

Horário de funcionamento: a partir do dia 24 de abril, das 8h às 17h

Informações à imprensa: