25/11/2022 11h28 - Atualizado em 25/11/2022 11h33

Secult e Sebrae realizam consultoria para estruturação do setor audiovisual por meio de Film Commission no Estado

Ao todo, foram 11 encontros, sendo oito online e três presenciais com a participação de diversos profissionais envolvidos do segmento.


Durante os meses de setembro a novembro, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), reuniu diversos gestores, técnicos e empreendedores dos setores do audiovisual capixaba para a primeira consultoria sobre a estruturação da Film Commission no Estado junto a SP Cine e a São Paulo Film Commission. 

Film Commission é uma organização, normalmente estatal, que tem como objetivo principal fomentar o setor audiovisual de uma região, cidade ou estado. No Espírito Santo, esta iniciativa acontece a partir de uma parceria entre o Sebrae/ES e a Secult.

Realizado na sede do Sebrae/ES, na Enseada do Suá, Vitória, o objetivo foi criar uma organização que atua para atrair e fortalecer a produção audiovisual no Estado. Ao todo, foram realizadas 11 consultorias on-line para tratar do assunto com a participação de profissionais do setor e a participação da SP Cine, empresa de estímulo ao setor audiovisual ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 

“Estamos trazendo uma capacitação muito específica sobre assunto para tratar diretamente com pessoas envolvidas neste segmento e também com a sociedade. É um trabalho de sensibilização fundamental, porque é muito complexo estruturar uma organização como a Film Commission sem capacitar os envolvidos”, destaca a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada. 

Além das consultorias, os envolvidos neste processo passaram por um curso presencial com duração de três dias, também ministrados por representantes da SP Cine. Segundo Jéssika Tristão, analista do Sebrae/ES, a estruturação de uma Film Commission no Espírito Santo traz impactos para diversos setores da economia, inclusive, para o turismo.

“Uma Film Commission, além de muitas produções audiovisuais, atrai também muitos turistas. Um exemplo disso são as novelas que retratam alguns lugares e despertam nas pessoas o desejo de estar nesses lugares, porque a gente vê a beleza, a cultura, a gastronomia, os costumes e a gente quer conhecer. Então, além de potencializar os negócios do setor audiovisual no Estado, a expectativa é que se potencialize também o turismo”, explica Jéssika Tristão.

 

Film Comission

Participam dessas atividades para estruturação de uma Film Commission no Espírito Santo as entidades que fazem parte do ES + Criativo, que é um programa da Secult, de desenvolvimento da cultura e da economia criativa no Estado.


“Conversas vêm acontecendo há tempo, mas é a primeira vez que a estruturação de uma Film Commission começa a ser formalizada no Espírito Santo. Sentimos que há uma necessidade de fortalecer o território, os setores audiovisual e turístico do Espírito Santo, porque o nosso Estado é cheio de diversidade e esta é realmente uma oportunidade e tanto para o desenvolvimento, para atrair mais ações para cá, fortalecendo ainda mais a cultura e os negócios no Estado”, afirma a analista do Sebrae/ES, Jéssika Tristão.

Eder Formigoni, atual presidente do Sindicato do Audiovisual do Espírito Santo, reforça a importância da ação: “três encontros muito produtivos e bastante objetivos nos permitiram traçar de forma coletiva o plano de ação para implementação da Espírito Santo Film Commission. Saímos todos bastante otimistas com as excelentes perspectivas inauguradas por essa importante política pública para o desenvolvimento do setor audiovisual do Estado.”



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard