26/05/2021 17h58 - Atualizado em 26/05/2021 18h16

Secult e Conselho de Cultura visitam Galpões do IBC para elaboração de projeto destinado à economia criativa

Laboratórios de pesquisa, inovação e empreendedorismo também estão entre as ações de ocupação do imóvel em Vitória.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, junto à equipe da Secretaria da Cultura (Secult) e dos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC), visitou os antigos Galpões do IBC, nessa terça-feira (25), para conhecer os planos do novo projeto de ocupação elaborado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e foram recebidos pelo reitor da entidade, Jadir José Pela, e sua equipe. A intenção é que um dos espaços do galpão, localizado no bairro Jardim da Penha, em Vitória, seja utilizado como ponto físico voltado à rede de coletivos e demais agentes nas áreas da economia criativa, além do empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação.

A Secult será parceira por meio do programa ES+Criativo e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) na estruturação e colaboração ao projeto. A Secult e o Ifes são responsáveis pelo eixo “Hub Criativo”, previsto no programa, para a implantação desse ponto físico de gestão compartilhada e colaborativa no setor criativo.

De acordo com o secretário Fabricio Noronha, são inúmeras as potencialidades de uso do local dentro de uma área de mais de 23 mil metros quadrados, desde empreendimentos criativos, como co-workings e hubs de inovação, até atender às demandas de grupos artísticos, como palcos e estúdios de música.

“Os planos de ocupação do local pelo Ifes são empolgantes e repletos de possibilidades, que envolvem educação, inovação tecnológica, cultura, arte e economia criativa. É um desejo muito antigo do bairro e da cidade ver os galpões ocupados e servindo à comunidade. É um lugar incrível!”, enfatiza Fabricio Noronha.

No mês de abril deste ano, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) assinou a cessão de guarda provisória de parte das áreas do galpão do IBC ao Ifes. Após a assinatura de cessão definitiva, é que o Instituto terá um tempo determinado para o início das obras de adequação ao local e um tempo para o início da utilização.

A visita contou ainda com a presença do subsecretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Denio Rebello Arantes; dos membros das gerências de Memória e Patrimônio (GMP) e de Economia Criativa (GECRIA); e dos representantes da Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens móveis e Acervos (CPABMA), do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Tombamento Provisório

Outro detalhe da visita é que a Secult tem participado, junto ao Conselho Estadual de Cultura, do processo de tombamento dos galpões. Após um parecer provisório ao tombamento, aprovado por unanimidade pelo CEC, no mês de novembro de 2020, foi iniciado um processo de pesquisa e aprofundamento dos estudos técnicos pela Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens móveis e Acervos do CEC para definir se os Galpões do IBC merecem de fato receber o tombamento, em definitivo, pela chancela de Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo.

Programa ES+Criativo

Lançado pelo Governo do Estado em novembro de 2019, o Programa ES+Criativo conta com a participação de 15 órgãos, entre instituições públicas e privadas do Estado. A iniciativa visa a promover a economia criativa no Estado, por meio de políticas de apoio às atividades empreendedoras do setor, como música, audiovisual, artesanato, gastronomia, games, arquitetura, moda e design. Ampliar e estimular políticas públicas de economia criativa, além de pesquisa, Hub Criativo, capacitação, formação, fomento e financiamento estão entre os eixos fundamentais do programa

Créditos das fotos: GMP/SECULT

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac