07/10/2021 14h08

Secult divulga resultado da seleção do ‘Fórum da Imagem’

Segunda edição do fórum é promovida pela Galeria Homero Massena, com o tema “Imagens em trânsito”.

 

Como acompanhar o trânsito das imagens e os discursos que as movimentam? A Galeria Homero Massena (GHM) divulga, nesta quinta-feira (07), o resultado da chamada pública para a segunda edição do “Fórum da Imagem”, com o tema “Imagens em Trânsito”. 

A imagem fotográfica tem sido imperativa nas relações sociais, no consumo, nos afetos, além de ser um dispositivo fundamental para a arte e para as linguagens artísticas no contemporâneo. O objetivo é debater o deslocamento das imagens, selecionando artigos ou textos críticos que discutem o tema. 

Acesse aqui a Ata de resultado. 

Próximas etapas

Após a seleção dos artigos, serão convocados artistas para o envio de imagens que se relacionem com os textos, finalizando com a convocatória para as propostas educativas. Estão previstos programas públicos on-line para os debates sobre as produções enviadas. Ao final de toda a programação, será publicado o catálogo do “Fórum 2021 – Imagens em Trânsito”.

A segunda edição do “Fórum da Imagem” reforça o caráter de um projeto que se orienta na formação e difusão, a partir da crítica sobre o trato entre imagem e cultura nos contextos contemporâneos, além de incentivar a produção e formação crítica, por meio da arte, divulgando artistas, críticos, pesquisadores e educadores.

Primeira edição  

O “Fórum da Imagem” teve início em 2020, no contexto do distanciamento social em plena crise local e sanitária, ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), por meio da qual se extrapolou a nossa relação com o mundo e com o outro, intermediada pela imagem, sobretudo pela tela. Com o tema “Construção de Imagens Urgentes”, o Programa de Pesquisa e Formação da GHM movimentou, no ano passado, pesquisadores e análise crítica, reunindo 50 artistas e 70 imagens, além de promover leituras comentadas, lives, vídeos, um catálogo impresso e uma exposição (foto do catálogo ao lado).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard