09/09/2019 13h12 - Atualizado em 09/09/2019 13h13

Secult apresenta orçamento dos editais para o Conselho de Cultura

Os editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vão somar quase R$ 22 milhões direcionados para a produção e difusão cultural. A Informação foi divulgada na reunião do Conselho Estadual de Cultura realizada no último dia 5 de setembro.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, os recursos provêm do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e do Fundo Setorial Audiovisual (FSA).

Na reunião, a Secult apresentou orçamentos específicos para cada setor, como dança, circo, literatura, música e coletivos juvenis, e ouviu os representantes das câmaras. As demandas colocadas pelos representantes da sociedade civil serão analisadas antes da divulgação do orçamento final.

Patrimônios em Cachoeiro de Itapemirim

Localizada em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, a Pedra da Ema foi tombada provisoriamente pelo Conselho Estadual de Cultura como patrimônio natural do Estado. O Conselho agora vai notificar os proprietários da região.

O Conselho Estadual de Cultura também aprovou reparos na Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. O edifício é patrimônio tombado e a manutenção será feita pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro.

Representação nacional

O CEC indicou dois nomes para concorrerem a uma vaga no Conselho Nacional de Cultura: o ator e produtor Luiz Carlos Cardoso e o pesquisador Geová Alves da Silva. Os nomes foram apreciados e aprovados pelo colegiado.

Circo

A reunião do Conselho também deliberou sobre a criação de uma comissão para criar certificações para os circos. Por ser nômade, a categoria tem dificuldades constantes com alvarás e outras questões burocráticas. A criação da comissão visa buscar alternavas legais para facilitar os trabalhos dos circenses, entendendo que a oficialização pode ser simplificada para que a categoria tenha acessos à mais benefícios mesmo sendo nômade.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627