Secult acompanha e promove preservação de imóveis históricos em Muqui
Um dos objetivos do Edital de Patrimônio Arquitetônico é a revitalização cultural dos Sítios Históricos do Espírito Santo.
No mês de agosto, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e a equipe da Gerência de Memória e Patrimônio (GMP) da Secretaria da Cultura (Secult) estiveram no município de Muqui para conhecer os imóveis contemplados pelo Edital de Patrimônio Arquitetônico da Secult (Família Lugon, Hotel Santa Terezinha e Solar do Lagarto), que tiveram as obras entregues e não puderam ser visitados no ano de 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Um quarto imóvel, a Residência Rita Maria, ainda está em processo de conclusão.
O Edital, além de preservar, conservar e valorizar imóveis pertencentes ao conjunto de seis sítios históricos tombados pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) — Itapina, em Colatina, Muqui, Santa Leopoldina, São Mateus, São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, e Santa Teresa —, promove a interlocução com a própria Secult, gerando apoio e assistência técnica em relação ao patrimônio cultural. A intenção é dar visibilidade, durante o ano de 2021, a todos os imóveis contemplados nos Editais de 2019 e 2020, situados nos sítios históricos.
“O Edital tem efeito multiplicador que impacta em uma responsabilidade coletiva de preservação da ambiência histórica dos imóveis que compõem os seis sítios históricos do nosso Estado, cumprindo a função de criar condições de preservação, conservação e valorização de bens culturais, e incentivando as boas práticas de cuidados aos imóveis”, enfatizou a gerente de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura, Patricia Bragatto.
Para o contemplado no Edital de 2019 e proprietário do Solar do Lagarto (fot), Ériton Bernardes Berçaco, a visita da equipe da Secretaria de Cultura evidencia a responsabilidade do Estado com o patrimônio, a cultura e a arte. “O Edital de Patrimônio da Secult é um importante incentivo para a preservação de imóveis tombados. Uma edificação antiga restaurada é um presente para todos que puderem visitá-la e uma riqueza que guarda o tempo e a memória de uma cidade”, destacou.
Além de residência, a antiga casa do médico Poty Formel é um espaço que recebe turistas para visitação, cafés e hospedagens, além de realizar oficinas de cultura e arte, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/