Secult abre novas inscrições para Seleção de Profissionais para Comissões Julgadoras

A Secretaria da Cultura (Secult) abre, na próxima terça-feira (21), as novas inscrições do Edital de Seleção de profissionais de todo o Brasil que vão compor as comissões julgadoras de futuros editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). As inscrições estarão abertas até 5 de dezembro de 2025, por meio da plataforma Mapa Cultural ES.
Inscrições: de 21 de outubro a 5 de dezembro de 2025 >
Confira o link com o edital e os anexos AQUI
Os profissionais das comissões terão a competência de analisar o conteúdo dos projetos inscritos nos editais, atribuir pontuação, apresentar considerações e pareceres, participar de reuniões — presenciais ou virtuais —, preencher e assinar formulários, além de outros documentos de registro da avaliação e da pontuação atribuída aos projetos, conforme definido pela Secult. Frisando que:
- Os profissionais indicados e habilitados integrarão as Comissões Julgadoras correspondentes à especialidade escolhida, dentro do prazo de vigência de três anos, contados a partir da publicação do resultado final da etapa de seleção.
- Poderão participar pessoas físicas e Microempreendedor individual – MEI que comprovarem atender às exigências do Edital e seus anexos.
Para cada segmento, será formada uma Comissão Julgadora composta por, no mínimo, três profissionais, que avaliarão os projetos a distância, por meio das plataformas Mapa Cultural ou E-Docs. Visando à composição de comissões diversas, será priorizada a ordem de inscrição no Mapa Cultural, mantendo-se esse critério como princípio.
Os interessados poderão indicar mais de um segmento artístico-cultural, desde que comprovem atuação em pelo menos um dos seguintes campos: artes visuais, audiovisual, circo, conteúdo digital, moda e design, cultura infantil, diversidade, dança, gastronomia, hip hop, HQs, jogos eletrônicos, literatura, música, ópera, patrimônio imaterial ou material, e teatro.
Remuneração
A remuneração aos profissionais será feito em parcela única, no prazo de até 30 dias após a conclusão dos trabalhos e a entrega da ata da comissão. Para projetos de baixa complexidade com uma etapa, o valor é de R$ 6.000,00 para até 50 projetos, com acréscimo de R$ 100,00 por projeto excedente. Já para projetos de alta complexidade, compostos por duas etapas, o valor varia conforme o tipo: R$ 8.000,00 para até 50 curtas-metragens, com acréscimo de R$ 100,00 por projeto adicional; e R$ 8.000,00 para até 25 longas-metragens ou games, com acréscimo de R$ 150,00 por projeto excedente.
Mais informações pelos telefones (27) 3636-7115 ou 3636-7116.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br