03/02/2026 16h16

Sáskia Sá fala de sua carreira multiartística nesta terça-feira (03), no Thelema

A programação de fevereiro do Festival Entrelaços, no Espaço Thelema, Centro de Vitória, começa com o "Prosas Literárias", nesta terça-feira (03), às 19h30. A convidada é a multiartista Sáskia Sá, que imprime sua marca na cultura capixaba atuando como produtora, roteirista, diretora de cinema, escritora, artista visual e ilustradora.

O Festival Entrelaços é realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal. 

Sáskia também é proprietária da produtora audiovisual Horizonte Líquido, que foca na produção audiovisual independente, priorizando o protagonismo das mulheres e a diversidade, principalmente em conteúdos audiovisuais nos gêneros fantástico e ficção científica.

Para este ano, a Horizonte Líquido está finalizando o longa ‘Lacuna’, em parceria com a Livres Filmes e com produção associada da Stone Milk e da Capadócia. O filme é uma adaptação do romance homônimo ainda não publicado por Sáskia. Mais recentemente, em 2025, a produtora, junto com a Druzina Content, lançou Game Girls, documentário voltado para infância e juventude.

Outro documentário da multiartista, que destaca o protagonismo feminino, é ‘O Rio das Lágrimas Secas’. A obra traz um recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três pequenas comunidades afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em Mariana (MG), em novembro de 2015. A obra mostra como as mulheres tiveram seus modos de vida e suas relações com seus territórios e com a paisagem em que habitavam transformados pela tragédia.

Horizonte Líquido também é o nome do livro de ficção científica de autoria da convidada, que se passa em uma sociedade cindida entre uma elite abastada e uma classe trabalhadora empobrecida na qual o controle social é feito por meio da violência policial e da promoção do apagamento de memórias. Entretanto, por uma brecha, sussurrado de boca de mãe a ouvido de filha, o passado é avivado e mudanças por justiça social, mesmo onde parecem impossíveis, são acalentadas.

Nas artes visuais, Sá teve artes publicadas em capas de livros da Editora Cousa. Um dos seus trabalhos é a arte do cartaz do seu curta-metragem ‘Dias de Pouco Pão e Zero Sonho’, com criação gráfica de Diana Klippel. A artista também fez uma exposição no Café Magá, no Centro de Vitória, com o projeto ‘O Caminho do Louco’.

“Sáskia é uma artista que passeia pela literatura, cinema e artes visuais, que sempre esteve em contato com a Thelema. Já fez lançamento de livros aqui, finalizou uma oficina de escrita de roteiro, sempre reconhecendo a Thelema como um espaço cultural para onde ela poderia trazer as várias linguagens com as quais trabalha”, diz a produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.

 

Festival Entrelaços

O festival nasceu em janeiro de 2025, como ‘Projeto Entrelaços’ em comemoração aos sete anos do espaço Thelema. Ao longo do ano foram realizadas diversas atividades culturais de forma gratuita, colocando como protagonistas os artistas capixabas ou residentes no estado, das mais diversas áreas, como literatura, música, artes cênicas e visuais, cujas trajetórias artísticas se entrelaçam com a história da Thelema.  

Diante da oferta de uma programação multilinguagem e de forma continuada, o Entrelaços se consolidou na agenda cultural da Grande Vitória como uma opção de lazer e acesso à cultura capixaba, ganhando um caráter de festival.

A programação do Festival terá continuidade durante todo o ano de 2026 e 2027, contribuindo para a projeção de artistas do estado e com a formação de público, além da geração de renda para diversos trabalhadores da cultura, nas mais variadas frentes de atuação no setor.

 

 

Serviço:

Prosas Literárias com Sáskia Sá

Data: 03/02 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Thelema – R. Graciano Neves, 90, Centro de Vitória

Entrada gratuita

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard