20/04/2018 10h57 - Atualizado em 20/04/2018 11h02

Rosilene Luduvico e Ronaldo Barbosa movimentam as artes plásticas capixabas com exposição e ações com a comunidade

Durante seis meses, eles promoverão grande exposição com a renomada artista capixaba e quatro relevantes ações culturais denominadas “Work in Process”

A artista plástica capixaba, radicada na Alemanha, Rosilene Luduvico, vai movimentar a agenda cultural do Espírito Santo nos próximos meses. A partir deste mês de abril, ela estará participando de uma sequência com quatro relevantes ações denominadas “Work in Process”, que culminarão com uma exposição no Palácio Anchieta, com obras de grandes dimensões, denominada Alvorada.

Por conta da série de trabalhos, Rosilene está em Vitória desde o início de março. Neste período ela tem como residência artística temporária a Casa Tutti, localizada no corredor cultural da capital, a Rua Nestor Gomes, onde também desenvolve as peças que farão parte da sua mostra no Palácio Anchieta e dará seguimento aos demais projetos. A curadoria é do artista, designer e gestor cultural Ronaldo Barbosa.

Este evento é um projeto cultural do Instituto Modus Vivendi, com coordenação de Érika Kunkel Varejão, realizado pela lei de incentivo à cultura, Lei Rouanet, com patrocínios do Banestes e da EDP.

Work in Process: de onde eu vim

O primeiro evento do Work in Process, denominado “De onde eu vim”, terá como abordagem os conceitos “Sonho, Determinação e Realização”. Ele será promovido no dia 23 de abril, às 10 horas, na Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, localizada em Cobilândia, Vila Velha. Rosilene Luduvico foi vencedora em um processo de seleção realizado no ano passado, com vários artistas capixabas, para dar nome a um espaço de arte da instituição. Nesta oportunidade, ela e Ronaldo Barbosa falarão para os jovens mostrando alguns trabalhos já executados por Rosilene.

Haverá, ainda, uma seleção entre os estudantes da Escola Viva para participarem da produção de um dos trabalhos que será executado no Palácio Anchieta. Será deles a tarefa de fazer uma obra com sementes.

Segundo Rosilene, o trabalho com os alunos busca, em linguagem acessível, motivá-los a terem sonhos e foco em seus projetos. “O objetivo é propor aos jovens outras formas de ver, entender e se relacionar com a vida”, disse.

Work in Process: força invisível

O segundo evento, chamado “Força Invisível”, será realizado no dia 29 de maio, das 15 às 17 horas, no Palácio Anchieta. Nesta ação, ela será entrevistada pelo curador Ronaldo Barbosa. A audiência será formada por estudantes de artes do Espírito Santo. Além de conhecer o processo de produção de Rosilene, nascida em Domingos Martins e formada pela Ufes, o grupo ouvirá sobre toda a trajetória desta bem-sucedida artista capixaba que há 23 anos mora em Düsseldorf, tem muitas premiações e obras expostas em museus e galerias da Alemanha, Inglaterra, Japão e Estados Unidos. “Será feita uma narrativa do processo de construção da artista com os alunos”, explica Ronaldo Barbosa.

Work in Process: caminhando

A fase três do "Work in Process", “Caminhando”, prevê um encontro de Rosilene Luduvico com o Governador Paulo Hartung, na Casa Tutti, no dia 26 de junho, às 10 horas. Admirador, conhecedor e incentivador das artes plásticas, Hartung vai interagir com a artista, cuja obra também está sendo produzida na vizinhança do Palácio Anchieta. Um de seus locais de trabalho tem as janelas voltadas para a majestosa sede do poder executivo do Estado do Espírito Santo. Será a primeira visita do Governador à Casa Tutti.

Work in Process: essência

A quarta e última fase, “Essência”, constará da seleção de 15 alunos do curso de Artes da Ufes para um bate-papo e acompanhamento da fase final dos trabalhos no ateliê da Casa Tutti, no dia 5 de julho, a partir das 15 horas. A escolha dos participantes será feita por análise de currículos que deverão ser enviados para o Espaço Cultural do Palácio Anchieta, aos cuidados de Áurea Lígia,, em data a ser anunciada. Do portfóio devem contar currículo físico, em formato A4, com um máximo de 15 fotos ou peças.

A Exposição do Palácio Anchieta

Denominada Alvorada, a mostra assinada por Rosilene Luduvico será inaugurada no dia 31 de julho. Com duração de três meses, ela contará com conjunto de 18 obras, sendo sete pinturas em grande formato, nove desenhos em dimensões menores, uma instalação monumental e uma obra produzida com sementes. As peças serão distribuídas na área expositiva do Palácio Anchieta.

Entre as pinturas e desenhos, duas reproduzem a temática do evento, cinco retratam árvores e nove mostram desenhos diversos que a artista está produzindo ‘in loco” nas redondezas do seu ateliê, no Centro de Vitória, tais como o Parque Moscoso, as Praças Costa Pereira e João Clímaco, entre outros lugares. Todas falam das raízes de nossa terra.

A instalação será pintada em uma das salas do Palácio, ocupando as suas quatro paredes: uma aquarela em grandes dimensões, a maior feita pela artista, que unirá todo o conjunto das peças. Ela traz as lembranças de Rosilene sobre o amanhecer nas montanhas capixabas, os primeiros raios de sol, a alvorada, as cores da manhã, o canto dos pássaros.

Este trabalho, especificamente, será desfeito após a exposição. Seguindo uma tradição, também esta aquarela existirá apenas durante o período da mostra. “Será como olhar para uma flor. Uma beleza temporária para ser sentida. Essa é uma das características deste trabalho, ser efêmero”, disse Rosilene.

Projeto: Work in Process

Exppsição "Alvorada"

Número de trabalhos: 18 obras

Artista: Rosilene Luduvico