30/07/2025 13h29

Rap Sinfônico: Sinfônica do Estado do Espírito Santo convida rapper Cesar MC em concerto gratuito no Parque Cultural Casa do Governador

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) vai unir música clássica e rap neste próximo sábado (09 de agosto), a partir das 17h, no Parque Cultural Casa do Governador. Dentro da série Concertos Especiais, o Rap Sinfônico contará com a presença de um dos grandes nomes do rap nacional: Cesar MC, sob regência do maestro Helder Trefzger. Vindo diretamente do Morro do Quadro, o rapper ganhou projeção ao vencer o Duelo de MCs Nacional em 2017 e representar o Espírito Santo S no Slam BR.

 

Com letras poéticas e emocionantes, Cesar MC alcançou destaque com “Canção Infantil”, sucesso com mais de 100 milhões de streams e reconhecida por seu valor social e educacional. Embaixador do Coral Serenata de Favela, lançou os álbuns “Dai a César o que é de César” e “Ligações Estranhas”, consolidando sua voz no hip hop brasileiro.

 

“A união da orquestra com o rap possibilita uma troca de experiências que nos enriquece, ao mesmo tempo em que evidencia que a música não tem fronteiras e que a interação dos estilos contribui para propiciar uma experiência nova ao nosso público. Estamos muito animados com esse projeto”, afirma o maestro da Oses, Helder Trefzger.

A apresentação faz parte da Série “Concertos Especiais” e a entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos na plataforma do site do Parque Cultural Casa do Governador, a partir do dia 05, às 16h, neste link: AQUI.

 

A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Notas sobre o repertório

 

Mortal Kombat: A faixa apresenta um alter ego mais ousado e destemido do artista em uma estética que mistura trap e drill. Com linhas provocativas, a música questiona a superficialidade do cenário atual do rap, reforçando a importância do hip-hop como raiz e combustível para as novas estéticas. O beat intenso e as viradas teatrais conduzem a uma experiência visceral e confrontadora.

 

Artificial: Uma crítica sensível ao universo artístico contemporâneo. A faixa mergulha nos dilemas da autenticidade em tempos de filtros, métricas, aparências e pressão da indústria. Com instrumentais densos e uma interpretação emocional, “Artificial” convida o ouvinte a escolher a arte que nasce da vida real, imperfeita, mas verdadeira.

 

Luzes no Céu: A faixa traz flows e uma estética sonora mais atual, em um trap melódico que retrata a vivência na periferia, abordando desafios, sonhos e a coragem de ressignificar a realidade a partir da fé e da esperança. Traz experiências íntimas e, ao mesmo tempo, plurais no contexto periférico, com a intenção de inspirar e motivar pessoas a ressignificarem os desafios em busca de seus sonhos.

 

Número Desconhecido (feat. Cesar): Um diálogo interno em forma de música. Essa aixa reflete sobre os impactos emocionais das redes sociais e da cultura da comparação. A partir de uma linguagem sensível e direta, a canção desconstrói a necessidade de perfeição e valoriza a coragem de ser vulnerável — propondo um novo olhar sobre o que é real e humano.

 

Canção Infantil: A música combina uma letra emocionante, repleta de analogias com contos infantis, para abordar os desafios de crescer e amadurecer em um mundo cheio de desigualdades. Retrata os dilemas de lidar com o contraste entre o universo lúdico da infância e as duras realidades da vida.

 

Ligação Perdida (feat. Deus): Aborda uma crise de fé, trazendo uma narrativa cinematográfica sobre questionamentos existenciais e a reafirmação da fé como uma experiência íntima e provada. A música transita por diversas atmosferas sonoras, com elementos de worship e variações intensas.

 

Serviço:

 

Série Concertos Especiais

Data: 09 de agosto (sábado)

Hora:  17h

Local: Parque Cultural Casa do Governador | Rua Santa Luzia - Praia da Costa, Vila Velha - ES, Brasil

Entrada franca mediante a retirada de ingressos na plataforma AQUI.

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação Orquestra Sinfônica

Erika Antônia Piskac
Tel: (27) 99283-1081
E-mail: comunicacao.coes@gmail.com
Instagram: @sinfonicaes



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard